Foi formada no Lubango a Associação dos Jovens Agricultores de Angola (AJANG) que visa incentivar o interesse pela agricultura na juventude e defender igualmente mudanças no aproveitamento dos quadros jovens e rentabilização das fazendas agrícolas.
A Associação dos Jovens Agricultores de Angola, conta já com quadro dezenas de associados.
O presidente da Associação dos Jovens Agricultores de Angola, (AJANG), Yuri Borges, acredita que o sector com os novos ventos pode promover no país o êxodo urbano estimulado pela pobreza do meio rural.
«A agricultura tem um elevado potencial no interior do país e para isso levaremos a cabo um processo amplo de êxodo urbano, contrariando o êxodo rural vivido por todos nós de forma directa e indirectamente», disse
A nova agremiação de jovens agricultores angolanos vê em Portugal um parceiro importante nesta fase do seu surgimento com quem acaba de assinar um procolo de cooperação.
Mariana Soma do gabinete provincial da agricultura, garante o opoio do governo para a concretização dos objectivos definidos pela mais recente organização voltada para o campo.
«Ganhamos um parceiro da sociedade civil que claramente vai estar engajado para o cumprimento das políticas de fomento da produção substituição das importantes e diversificação das exportações», disse