Links de Acesso

Assassinato de Mahamudo Amurane terá consequências políticas

  • Ramos Miguel

Mahamudo Amurane assassinado em Nampula

Liga de Direitos Humanos diz que casos como estes acontecem "porque os criminosos não são punidos"

Analistas moçambicanos dizem que, do ponto de vista político, a morte do edil de Nampula pode vir a concentrar votos no MDM, Renamo e Frelimo porque com o desaparecimento de Mahamudo Amurane não vai haver uma grande dispersão de votos nas eleições autárquicas do próximo ano.

A Liga Moçambicana dos Direitos Humanos diz que casos como estes acontecem "porque os criminosos não são punidos".

Amurane havia sido eleito presidente do Conselho Municipal de Nampula pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), mas tinha manifestado a pretensão de formar o seu próprio partido na sequência de desentendimentos com aquela formação política.

Alguns observadores dizem não ter dúvidas de que este assassinato tem motivações políticas, e na ausência de dados relevantes resultantes de uma profunda investigação, o MDM pode-se considerar o principal beneficiário porque Mahamud Amurane constituía uma pedra no sapato para o partido.

"Pode-se dizer que o beneficiário directo desta morte é o MDM, que ficou sem pedra no sapato, mas este assassinato pode beneficiar também a Renamo e a Frelimo, porque Mahamudo Amurane não vai provocar a dispersão de votos", nas próximas eleições autárquicas, afirmou o analista Francisco Matsinhe.

Entretanto, outros observadores dizem que este tipo de crimes hediondos pode significar um mal-estar que se instalou na sociedade moçambicana, sendo necessário encontrar melhores formas de redistribuição da riqueza, "porque apesar de os nossos níveis de crescimento serem altos, a pobreza prevalece".

Para a presidente da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos, Alice Mabota, estas situações ocorrem "porque os criminosos não são punidos".

Entretanto, o Presidente Filipe Nyusi deu instruções para que os criminosos sejam identificados e punidos de forma exemplar.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG