Links de Acesso

Funeral de Cesária Évora marcado para terça-feira


Funeral de Cesária Évora marcado para terça-feira
Funeral de Cesária Évora marcado para terça-feira

A diva cabo-verdiana Cesária Évora faleceu sábado aos 70 anos na cidade de Mindelo devido a complicações respiratórias.

A cantora cabo-verdiana Cesária Évora será sepultada terça-feira no Mindelo, sua terra natal.

O corpo da Diva dos pés descalços vai permanecer em câmara fria até terça-feira, quando pelas 07h00 será transladado para a residência familiar, onde permanecerá até ao meio dia.

Depois o corpo segue para Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente onde vai permanecer em câmara ardente até a tarde, e pelas 16h00 parte o cortejo fúnebre para o cemitério.

Foram decretados dois dias de luto nacional, a contar a partir de amanhã. No dia das exéquias fúnebres é decretada tolerância de ponto em Mindelo.

A bandeira nacional vai permanecer a meia haste em todo território nacional, em embaixadas, consulados e outras representações de Cabo Verde no exterior.

Cesária faleceu sábado, aos 70 anos, na cidade de Mindelo devido a complicações respiratórias.

De acordo com a "Rádio Nacional de Cabo Verde", a cantora sentiu-se mal por volta das 7h da manhã quando foi levada de urgência para o Hospital Batista de Sousa vindo a falecer pouco depois das 11h.

Cesária Évora nasceu a 27 de Agosto de 1941 e era considerada a "embaixadora da morna", tendo editado 24 discos, entre originais ao vivo e em parceria com outros artistas de vários países.

Cesária Évora iniciou a sua carreira mundial no início dos anos 90 internacionalizando o nome de Cabo Verde através do encanto da sua voz que durante as últimas duas décadas emocionou plateias através de todo o planeta.

Cabo Verde acaba de perder assim uma das suas maiores vozes e uma referência na música nacional.

A 23 de Setembro deste ano, a “diva do pé-descalço” como era também conhecida, anunciou em Paris que ia deixar os palcos para sempre por causa da deterioração da sua saúde.

Cesária, que tinha feito o seu último espectaculo em França no mês de Abril no "Grand Rex", foi na altura obrigada a cancelar concertos futuros.

Problemas de saúde surgidos após várias intervenções cirúrgicas a que foi submetida no passado, entre as quais uma operação ao coração em Maio de 2010, obrigaram-na a abandonar os palcos.

Cesária Évora tornou-se conhecida do grande público em 1992, com o lançamento do seu terceiro álbum, "Miss Perfumado", e dois concertos num Teatro de Paris.

Apesar de tardio, o sucesso internacional de Cesária, cuja carreira começou há 50 anos, jamais parou. A sua célebre canção “Sodade” assegurou a sua notoriedade.

Em 1999, Portugal, agraciou Cesária Évora com a medalha da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2009, o presidente francês Jacques Chirac distinguiu-a com a medalha da Legião de Honra de França.

O galardão “Les Victoires de la Musique” para melhor álbum foi-lhe atribuído por duas vezes: em 2000 pelo álbum “Café Atlântico” e em 2004 pelo álbum “Voz d’Amor”.

Em 2003 Cesária Évora foi premiada com um “Grammy” atribuido ao disco “Voz d'Amor”.

Em Dezembro de 2010, no Rio de Janeiro, o Presidente Lula da Silva condecorou Cesária Évora com a medalha de Ordem do Mérito Cultural 2010.

Cesária Évora foi distinguida também com o prémio carreira na gala do "Cabo Verde Music Awards 2011".

XS
SM
MD
LG