Links de Acesso

Festa da puberdade faz subir preço das compras no Namibe


Festa da puberdade faz subir preço das compras no Namibe
Festa da puberdade faz subir preço das compras no Namibe

As missangas e os panos, são os produtos mais procurados nos mercados

Trezentas raparigas e 100 rapazes cumprem esta semana o rito de iniciação, também conhecido na cultura Nhaneca Humbi, por efiko (entre as meninas) e ekuenje (entre os rapazes).

A festa teve início na quarta-feira, na Capelania do Bairro 5 de Abril, da igreja católica, segundo o membro da solidariedade Nhaneca Humbi César Joaquim.

Os vendedores dos mercados locais facturam a valer, com esta festa que surge uma vez por ano. As missangas e os panos, são os produtos mais procurados nos mercados e o preço de cabeça gado subiu de 80 mil para 150 mil kwanzas, equivalente a 1.500 dólares americanos.

Mais de 100 cabeças de gado serão abatidas nesta festa da puberdade que até domingo próximo, segundo o membro da associação Nhaneca Humbi, César Joaquim.

"Não há povo sem cultura", disse Joaquim sublinhando que a jovem Nhaneca-Humbi deve entregar a virgindade ao marido só por altura do matrimónio, sob pena de envergonhar os tios e progenitores.

As madres da igreja católica de origem cultural Nhaneca Humbi, muito recentemente apresentaram um protesto em defesa da sua cultura.

XS
SM
MD
LG