Links de Acesso

Unita Quer Comissão Eleitoral Independente


Full bloom of epiphyllum oxypetalum (queen of the night) (Photo taken in Richmond, Texas, USA by Bevan Nguyen/VOA reader)
Full bloom of epiphyllum oxypetalum (queen of the night) (Photo taken in Richmond, Texas, USA by Bevan Nguyen/VOA reader)

Unita considera Huíla com vital para as próximas eleições

Lubango 13 Dezembro - A UNITA vai se bater por uma lei eleitoral que consagre a constituição de uma comissão eleitoral verdadeiramente independente nas próximas eleições previstas para 2012, disse no Lubango o presidente desse partido Isaías Samakuva
O ano de 2011 que está às portas vai ser o último antes das eleições previstas para 2012 e neste período deve-se dar início os debates em torno da nova lei eleitoral e a consequente aprovação.
Isaías Samakuva disse esperar que os debates a volta da nova lei eleitoral se venham a fazer dentro dos marcos da lei e dos princípios democráticos.
O dirigente da Unita disse que o seu partido quer “uma comissão nacional eleitoral que não seja dominada por um só partido, e que não cumpra as ordens de uma estrutura administrativa em vez de ser ela a conduzir o processo eleitoral”.
“Esperamos por conseguinte que o debate da lei eleitoral se faça nos marcos da lei e nos marcos daquilo que são os princípios democráticos para que venham organizar poder organizar também eleições democráticas,” acrescentou.
Samkuva fez também notar a importância da Huíla na estratégia eleitoral do partido.
Para Samakuva que visita a província pela terceira vez neste ano, a Huíla deve merecer atenção dos partidos que se perfilam em conquistar o eleitorado.
“Não há dúvidas nenhumas que a Huíla tem que merecer muita atenção de todos os partidos que queiram procurar votos, “ disse acrescentando que “sendo a segunda maior praça eleitoral do país, creio que vai continua a ser vai merecer esta atenção da nossa parte…”.
Apesar de ser a segunda maior praça eleitoral do país, a UNITA não tem boas recordações das últimas eleições, pois, ficou sem eleger para o parlamento um único deputado pelo círculo da provincial da Huíla nas ultimas eleições.


XS
SM
MD
LG