Links de Acesso

São Tomé e Príncipe: Sindicato de Jornalistas solidário com Conceição Lima


Bunga Epiphyllum oxypetalum atau dikenal sebagai Ratu Malam sedang mekar penuh di sebuah taman di kota Richmond, Texas, AS.
Bunga Epiphyllum oxypetalum atau dikenal sebagai Ratu Malam sedang mekar penuh di sebuah taman di kota Richmond, Texas, AS.

Suspensão de programas é competência do Conselho Superior de Imprensa - diz o comunicado do SJS

Washington, 10 Dez - O Sindicato de Jornalistas Santomenses reagiu hoje as acusações de censura na Televisão Nacional e apelou ao respeito da liberdade de imprensa e de expressão.

O SJS reuniu-se esta manha os seus órgãos directivos tendo no final publicado um comunicado a imprensa onde manifesta solidariedade a jornalista Conceição Lima a produtora de um programa de debate politico suspenso por ordens do governo.

As denuncias de que o governo santomense estava atentar contra a liberdade de imprensa ao nível da TVS – Televisão Santomense - levou o Sindicato de Jornalistas Santomenses a reunir-se em sessão extraordinária esta Sexta-feira.

No final do encontro esta organização sindical saiu em defesa da jornalista Conceição Lima e do seu programa “Em Directo” cujo anuncio de suspensão lhe tinha sido comunicado na semana passada pela direcção desse órgão de imprensa.

Conceição Lima é a jornalista que devia ter entrevistado o líder da oposição da Cabo-Verde, Carlos Veiga, no dia 2 de Dezembro, mas viu-se obrigada a renunciar o seu intento por causa de uma ordem de cancelamento do seu director, citando ordens superiores.

A jornalista em causa decidiu então denunciar o incidente num dos jornais locais, e no dia seguinte foi-lhe comunicada igualmente pelo seu director que o seu contrato não seria renovado a partir de Janeiro, e mais ainda, que o seu programa seria suspenso durante o mês de Dezembro.

Hoje o sindicato dos jornalistas analisou esse diferendo que opõe a jornalista Conceição Lima a direcção da TVS e anunciou solidariedade para com a jornalista em causa, reconhecendo-lhe o direito ao trabalho.

A organização sindical diz que vai continuar a acompanhar o evoluir do processo, na busca de uma solução plausível do problema, considerado entretanto que a técnica em causa não se encontra em situação de desemprego efectivo.

Quanto a suspensão do programa “Em Directo” o sindicato dos jornalistas considera ser do foro da liberdade de expressão e uma matéria estritamente da competência dos órgãos vocacionados, nomeadamente o Conselho Superior de Imprensa.

O SJS apelou aos jornalistas e técnicos da comunicação social a unirem-se os esforços para a defesa dos interesses da classe.

XS
SM
MD
LG