Links de Acesso

O Kwanza-Sul e os Problemas da Criança


미국 텍사스주 리치먼드에 만발한 공작 선인장. '밤의 여왕'으로 불리기도 한다.
미국 텍사스주 리치먼드에 만발한 공작 선인장. '밤의 여왕'으로 불리기도 한다.

Os dados tornados público em conferência de imprensa pela direcção do INAC, visam sobretudo a implementação da Resolução nº 24/99 de 31 de Dezembro da Comissão Permanente do Conselho de Ministros.

As orientações actuais do executivo angolano quanto a aplicação legislativa de medidas de prevenção criminal e de protecção social na perspectiva de observância dos onze compromissos assumidos pelo Estado angolano sobre os direitos da criança também mereceram a atenção dos presentes.

Na ocasião, o director provincial do Instituto Nacional da Criança Correia Bongue denunciou que mais de 350 casos de violência contra a criança foram registados ao longo do percurso de 2010, facto que considerou de bastante preocupante.

Correia Bongue publicou de igual modo que o seu sector tem estado continuamente a constatar os movimentos de raparigas a cenários impróprios para a sua própria vida, procurando por inocência a satisfação das suas próprias necessidades, aquelas que têm a ver com a sua exposição, com a exposição do seu próprio corpo para encontrar soluções que visam a sua própria sobrevivência e também a manutenção da sua própria vida.

«Essas acções que são tomadas por indivíduos irresponsáveis em termos de alienação, indiciação e também de corrupção aberta no seio da juventude feminina tem estado a preocupar o próprio governo que através do próprio Instituto Nacional da Criança têm sido tomadas pertinentes decisões e também reflexões que visam não só a aplicação da Legislação correspondente a criança no supremo interesse mas sim, naquilo que tem a ver com a educação, com a sensibilização dos adultos para que se mude de uma vez por todas a questão da nossa consciência».

Para aquele responsável a sociedade deve preservar cultivar a preservação dos direitos da criança em todos os domínios para que o país possa se rever nos patamares tão ansiados pelos angolanos:

Segundo ele as crianças estão sujeitas a direitos e deveres. A elas está reservado o direito de cuidá-las, de preservar a sua integridade física, moral e psicológica de modo a que elas possam crescer em harmonia familiar num ambiente sadio, capaz de construir uma Angola renovada.

«Estamos fazendo a reconstrução de Angola, construindo infra-estruturas que visam a formação multifacetada das jovens gerações. Precisamos investir um pouco mais naquilo que é a mudança de mentalidade e da nossa própria consciência. As raparigas fundamentalmente se expõem porque elas vivem situações de extrema pobreza, por isso é preciso combinarmos esforços a nível inter-sectorial visando assegurar por um lado a aplicação legislativa dos instrumentos jurídicos legais para que os crimes contra elas possam ser reduzidos».

Extracto da conferência de imprensa realizada no Hotel Kalunda na cidade do Sumbe sobre o sistema S.O.S/ Criança proferida pelo seu director, provincial Correia Palanga Bongue.

Membros do governo, jornalistas e outros extractos da sociedade presenciaram a alocução do responsável máximo do INAC.

XS
SM
MD
LG