Links de Acesso

Aumenta o Indice do Sida em Malanje


Aumenta o Indice do Sida em Malanje
Aumenta o Indice do Sida em Malanje

A seroprevalência do Sida na província de Malanje acresceu em 1.5 por cento em relação ao ano passado, referiu esta quarta-feira, nesta cidade, o supervisor do Programa da Pandemia, Júlio Borges Sequesseque.

O Hospital Dia assiste 1400 pacientes, onde “ 791 fazem a terapia antiretroviral e desses a que salientar o acompanhamento de 50 mulheres grávidas, e, também e cerca de 90 crianças expostas. Essas 90 crianças, 35 fazem a terapia antiretroviral”, pontualizou os especialista que apontou um acumulado de cerca de 2.803 seropositivos desde a implantação do programa em Malanje.

Oito pessoas morreram este ano vítimas da pandemia do século.

Os municípios de Cacuso e Calandula são os mais endémicos, a nível dos 14, a seguir a capital, pese embora o período reduzido que “começou trabalhar têm números já de casos, que já preocupam a Direcção da Saúde, o Programa em si, cerca de 10 pessoas desde a implementação do programa o ano passado foram infectados já em Calandula” esclareceu.

O Programa Provincial de Luta contra o Sida não beneficia de qualquer dinheiro do orçamento do governo local, o que implica o cumprimento da medicação por parte das pessoas vivendo com o Sida, apesar da inoperância da Comissão presidida pelo governador de Malanje, Boaventura Cardoso.

“Nós continuamos a não saber onde é que pertencemos, a DPS, se é o Instituto, em que pé estamos, então, isto também é uma das dificuldades, outra dificuldade é relacionada com a não criação até ao momento da Comissão Provincial da Luta Contra o Sida, liderada neste momento pelo vice-presidente da República”.

A ANASO está preocupada com os comportamentos inadequados de centenas de portadores da doença em Malanje, o que colocam em perigo as medidas de prevenção e de corte da cadeia de transmissão.

Aquela organização que organizou a marcha de solidariedade com as pessoas vivendo com sida na região, em colaboração com o Programa Provincial de Luta contra a doença do século, reiterou o envolvimento do governo da circunscrição para o cabal cumprimentos das orientações políticas.

XS
SM
MD
LG