Links de Acesso

Presidente Sul Coreano Pede Desculpas à Nação


Presidente Sul Coreano Pede Desculpas à Nação
Presidente Sul Coreano Pede Desculpas à Nação

O Presidente da Coreia do Sul fez o seu primeiro discurso público desde a barragem de artilharia norte coreana a semana passada. O Presidente Lee Myung-bac as suas desculpas à nação afirmando que estava indignado pelo ataque de artilharia norte coreana que classificou de um acto desumano.

O Presidente Lee Myung-bac pediu desculpas aos sul-coreanos pelo facto de os não ter protegido contra os ataques da artilharia norte coreana, que classificou de um crime desumano:

Disse o presidente sul-coreano que iria forçar a Coreia do Norte a compreender que vai pagar caro por qualquer provocação que tiver cometido.

O Presidente Lee apelou a unidade nacional num país dividido entre os da linha dura, que exigem castigo imediato à Coreia do Norte, e os liberais, preocupados pela escalada das tensões que receiam que possam mergulhar a Península Coreana numa guerra que não desejam ter.

O conflito poderá começar por um ataque de artilharia norte coreana à população da capital sul coreana, Seul, desta feita, pondo em perigo a vibrante economia da Coreia do Sul.

Entretanto, no seu discurso à nação, o Presidente Lee Myung-bac não se referiu à proposta da China para conversações multinacionais em Pequim com a Coreia do Norte. Mas, o líder sul-coreano disse ser difícil esperar que Pyongyang abandone o seu arsenal nuclear e as suas provocações de carácter militar.

Analistas adiantam que os dois incidentes da semana passada apresentam um dilema à Coreia do Sul. Os sul coreanos devem, dizem ainda, ter uma força dissuasora tal que a Coreia do Norte compreenda que não pode continuar as suas provocações militaristas à Seul, que lhe podem sair caras.

Entretanto, a Coreia do Norte continua empobrecida e isolada, tendo por aliado significativo apenas Pequim, mais ao norte, enquanto as duas Coreias, essas continuam tecnicamente em guerra desde os princípios da década dos 50.

XS
SM
MD
LG