Links de Acesso

Reduzidas as Expectativas de Resultados na Conferência sobre Clima


Reduzidas as Expectativas de Resultados na Conferência sobre Clima
Reduzidas as Expectativas de Resultados na Conferência sobre Clima

São reduzidas as expectativas quanto a resultados concretos na conferência sobre alteração climática que decorre no México, após os dirigentes mundiais não terem, o ano passado, chegado a acordo sobre um tratado legalmente vinculativo para limitar as emissões de gases de efeito de estufa.

A conferencia decorre num hotel que fica frente a algumas das mais bonitas praias de areai branca que existem no mundo.

Todavia, a maioria dos turistas não se encontram preocupados quanto à realização da conferência – já que se encontram ali pelo sol e pelas areias.

Os delegados e os representantes das organizações não governamentais passam a maior parte do tempo dentro das salas de reunião, centrando as atenções naquilo que acreditam serem um esforço para salvar o planeta das consequências nefastas do aquecimento global.

Uma das áreas onde é muito possível que se registem avanços é no programa para combater a desflorestação, denominado REDD, uma sigla que significa Reduzir as Emissões Provocadas pela Desflorestação e a Degradação.

As florestas são importantes por absorverem o dióxido de carbono da atmosfera e ajudarem a arrefecer o planeta.

Vários grupos que trabalham para facilitar um acordo sobre este tema tem estado reunidos para elaborar um plano para custear os 38 mil milhões de dólares a concederem pelas nações desenvolvidas para apoio a preservação da floresta nas nações pobres.

Tal projecto irá exigir um mecanismo internacional para garantir a transparência e a eficácia.

Carole Saint-Laurent da União Internacional para a Conservação da Natureza, ser possível um acordo no decurso da conferência.

Saint-Laurent sublinha que a transferência das verbas de um tal montante para as nações pobres só pode funcionar se existir um acordo viável.

Sued Mahmood Nasir, um delegado paquistanês, refere que o desastre ocorrido no seu país convenceu muitas pessoas da necessidade urgente de confrontar o aquecimento global.

Nasir acentua ser essencial que o Paquistão aplique o programa REDD por permitir um mecanismo de mercado para contrapor aos lucros auferidos por aqueles que cortam as florestas para a produção de madeira.

Existem igualmente actividades para as crianças na Aldeia da Alteração Climática, onde existem exibições educativas e actividades que ajudam as crianças a familiarizarem-se com os assuntos principais da conferência.

XS
SM
MD
LG