Links de Acesso

Um Novo Conceito Estratégico Para a NATO


Um Novo Conceito Estratégico Para a NATO
Um Novo Conceito Estratégico Para a NATO

Washington Nov 19, 2010

Teve hoje inicio em Lisboa, uma Cimeira da Aliança Atlântica, encontro onde será apresentada um novo conceito estratégico para a NATO, que irá incluir defesas mais fortes contra o terrorismo cibernético e os mísseis balísticos.

À chegada à capital portuguesa o presidente dos Estados Unidos prometeu que Washington se manterá ao lado do Afeganistão após o fim das missões de combate da NATO, em 2014.

O presidente Barack Obama deve apresentar um plano de quatro anos para as tropas americanas, a iniciar no próximo ano quando as forças internacionais derem inicio à transferência do controlo do Afeganistão para as suas forças de segurança.

O secretário-geral da NATO, Anders Rasmussen classificou a cimeira de Lisboa como sendo uma das mais importantes do historial da Aliança Atlântica.

Rasmussen sublinhou que o principal resultado será uma aliança “mais efectiva, mais envolvida e mais eficiente”, capaz de enfrentar questões de segurança que foram alteradas desde que a NATO procedeu, há 11 anos, à revisão da sua missão.

Para nos falar desta cimeira temos em linha o jornalista da SIC Anselmo Crespo, a quem começamos por colocar a seguinte questão – O presidente Obama falou da centralidade de Portugal na NATO.

Como é vista esta afirmação do presidente dos Estados Unidos?

XS
SM
MD
LG