Links de Acesso

Angola: Orçamento de Estado aprovado na generalidade


Angola: Orçamento de Estado aprovado na generalidade
Angola: Orçamento de Estado aprovado na generalidade

Um terço das verbas públicas, destinam-se ao sector social.

Assembleia Nacional aprovou na generalidade a proposta do Orçamento Geral do Estado para o próximo ano com 148 votos a favor e 24 abstenções.

Com receitas e despesas estimadas em 4,42 triliões de kwanzas (34,12 mil milhões de euros) prevê um aumento na taxa de crescimento real da economia, de 9% em 2012 e uma inflação de 10%.

A educação fica 5,2%, saúde 8,5%, representado um aumento de 10% comparativamente ao OGE do ano em curso. O sector social fica com 33,3% do total do OGE para o próximo ano

Quanto ao preço de venda do barril de petróleo, a proposta do OGE 2012 fixa o preço médio de exportação em 77 dólares, fixando a taxa de crescimento deste sector nos 13,4 por cento

No entanto a oposição diz que a proposta do Orçamento Geral do Estado para o próximo ano penaliza o desenvolvimento dos angolanos.

Gabriel Sami, líder da bancada do maior partido da oposição, a UNITA, não entende como é possível o OGE ter despesas de 4,7 mil milhões de dólares de despesas não justificadas.

Ngola Kabango da FNLA disse que a proposta do OGE 2012 prioriza sectores menos importantes para o desenvolvimento do país.

E Sapalo António do PRS apontou a dedo às receitas atribuídas aos sectores sociais.

XS
SM
MD
LG