Links de Acesso

Lula da Silva Visita Moçambique


Lula da Silva Visita Moçambique
Lula da Silva Visita Moçambique

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou Brasília esta segunda-feira rumo a Maputo. A viagem de dois dias a Moçambique será a última que Lula fará à África como presidente do Brasil, antes de passar o poder para sua sucessora Dilma Rousseff. Dilma chegou a anunciar, logo depois de eleita, que iria acompanhar Lula na visita, mas alterou a agenda para poder observar no Brasil o início dos trabalhos oficiais da equipe de transição do governo.
Em Maputo, o presidente brasileiro deve proferir uma aula magna na Universidade Pedagógica de Moçambique que é, a partir deste ano, a primeira não brasileira a integrar a Universidade Aberta do Brasil, voltada para formação e qualificação de educadores por meio do ensino a distância.
O presidente Lula também visitará as instalações de uma futura fábrica de medicamentos antirretrovirais contra a AIDS, a primeira do tipo no continente africano. A fábrica é um dos mais de 100 projevtos de cooperação que o Brasil mantém com países africanos. Além de remédios antiaids, está programada a produção de medicamentos contra a tuberculose e a malária na nova instalação.
A agenda de Lula em Moçambique também inclui reunião com o presidente Armando Emílio Guebuza e com empresários moçambicanos e brasileiros. Aqui no Brasil, o empresariado, que mantém relações comerciais com países africanos, avalia que essa última viagem do presidente Lula fecha com “chave de ouro” a política dele de proximidade com o continente.
Além disso, para analistas, o interesse manifestado por Dilma, antes mesmo de começar o mandato, de visitar a África pode ser a sinalização de uma continuidade da política externa voltada para a África que marcou o governo Lula. Para Mário Tavernard, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique, essa é a esperança dos empresários dos dois países que têm estabelecido negócios. Tavernard lembra, ainda, que a visita do presidente Lula acontece poucos dias antes da partida de mais uma missão brasileira para Moçambique. O grupo parte do Brasil no dia 13 de Novembro.
Depois da África, o presidente Lula segue para a Ásia, na quarta-feira, onde juntamente com Dilma Rousseff, participa da reunião do G20 (as 20 maiores economias do mundo), em Seul, na Coreia do Sul.

XS
SM
MD
LG