Links de Acesso

O Que É o Tea Party?


O Que É o Tea Party?
O Que É o Tea Party?

O movimento de base conservadora, denominado de Tea Party, que surgiu na cena política norte americana há dois anos atrás, obteve vitórias significativas para o Partido Republicano nas corridas para o Congresso dos Estados Unidos e para os cargos de Governadores de Estado.

O primeiro candidato favorito do Tea Party a ser declarado vencedor como senador Republicano pelo estado sulista do Kentucky foi Rand Paul.

Paul, candidato pela primeira vez, afirmou que a onda do Tea Party tinha invadido Washington portador de uma mensagem quando os novos congressistas tomarem posse em Janeiro próximo.

“A mensagem que vamos proclamar logo no primeiro dia, é a sanidade fiscal, de governo constitucionalmente limitado e de orçamentos equilibrados.”

O movimento do Tea Party desenvolveu-se no último ano na sequência das críticas feitas contra um governo de grande dimensão, os impostos e contra a reforma do sistema de saúde do presidente Barack Obama.

Paul, um médico oftalmologista, derrotou o procurador-geral de Kentucky, o democrata Jack Conway.

No discurso de vitória, Paul deixou claro onde se situa no que se refere à redução do desemprego de quase dez por cento da população norte americana.

Marco Rubio, filho de exilados cubanos, é outro dos favoritos de Tea Party que será um dos novos senadores. Venceu com facilidade a corrida de três individualidades na Florida, estado a braços com um índice alto de desemprego e um mercado habitacional em derrocada.

No discurso de vitória, Rubio afirmou acreditar que os novos legisladores da América vão desempenhar um papel crucial no determinar da história da nação.

“Iremos saber se somos a primeira geração de Americanos que vamos passar para os nossos filhos uma situação pior do que a que herdámos, ou seremos a próxima geração que lhes irá permitir aquilo que merecem”.

Rubio sublinhou que os democratas do presidente Barack Obama e o seu próprio partido Republicano que são os responsáveis pela direcção em que os Estados Unidos se encontram.

Os republicanos do estado de Indiana, Marlin Stutzman e Todd Young, encontram-se entre os vencedores do Tea Party na Câmara dos Representantes.

Nikki Haley, que recebeu ajuda na campanha de uma outra favorita do Tea Party, a antiga candidata à vice-presidência Sarah Palin, saiu vencedora da corrida para o cargo de Governador da Carolina do Sul.

Registaram-se igualmente perdedores no seio do Tea Party. Sharron Angle que tentou substituir o senador da maioria democrata Harry Reid, no estado de Nevada, e Christine O´Donell que perdeu a corrida para senador no estado de Delaware. Ambas tinham sido apoiadas por Sarah Palin.

Um dos responsáveis pelos inquéritos de opinião revelou que entre 27 e 32 por cento dos eleitores se identificaram como sendo do Tea Party.

Este movimento retira o seu nome do Boston Tea Party de 1773, quando foi destruído chá como forma de protesto contra os impostos que estavam a ser aplicados pelos britânicos.

XS
SM
MD
LG