Links de Acesso

UNITA quer mais democracia nas eleições pós Dos Santos


UNITA quer mais democracia nas eleições pós Dos Santos
UNITA quer mais democracia nas eleições pós Dos Santos

Samakuva: “A questão não é quem será o sucessor do presidente dos Santos, mas como será eleito o presidente com legitimidade democrática".

Isaías Samakuva afirmou hoje que o grande problema que Angola enfrenta é a forma como será feita a eleição do novo Presidente e não a sucessão do actual.

No acto de abertura do primeiro encontro nacional de agentes eleitorais da UNITA, Samakuva acentuou e citamos, que “a questão não é quem será o sucessor do presidente Eduardo dos Santos, mas sim como será eleito o presidente da Republica com legitimidade democrática para que Angola tenha paz democrática”, fim de citação.

Para Samakuva, o maior problema de Angola neste momento reside na preparação de eleições anti-democráticas, por um órgão constitucionalmente incompetente, num ambiente de violação sistemática dos direitos e liberdades dos cidadãos e em contravenção às regras imparciais da democracia.

Isaías Samakuva sublinhou ainda que, violando a Constituição angolana, o Governo atribuiu fundos eleitorais a si próprio para desenvolver algumas das competências da Comissão Nacional Eleitoral.

A composição da Comissão Nacional Eleitoral e a organização do processo eleitoral tem sido alvo de discordância entre a UNITA e o MPLA, com o partido da oposição a defender um órgão eleitoral independente.

XS
SM
MD
LG