Links de Acesso

Brasileiros Começam a Votar


Brasileiros Começam a Votar
Brasileiros Começam a Votar

<a href="http://www.voanews.com/portuguese/news/special-reports/politics/Elecoes-Brasil-2010-103951788.html"> http://media.voanews.com/images/brazil-elections-480.jpg

Os postos de votação da maior eleição da história do Brasil foram abertos neste domingo (3) às 8h. Em alguns colégios eleitorais, no entanto, as filas começaram duas horas antes. Até as 17h, quase 136 milhões de brasileiros são esperados para votar. 477 mil urnas eletrônicas estão distribuídas nos mais de 5.000 municípios do país.
Os eleitores vão escolher um presidente, 27 governadores, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.059 deputados estaduais e 24 distritais. Ao todo, são 22.570 candidatos disputando um cargo. Nove concorrem para presidente, 171 para governador, 273 para as duas vagas de senador, 6.036 a um posto de deputado federal e 15.280 para deputado estadual ou distrital.

Prisões

As polícias estaduais contam com reforço da Polícia Federal e da Força de Segurança Nacional para impedir qualquer crime eleitoral neste 3 de Outubro.

Já na primeira hora de votação foram registradas prisões, inclusive de candidatos que estavam fazendo propaganda eleitoral irregular, próximo ao local de votação, a chamada boca de urna.

No estado de Minas Gerais, logo nos primeiros minutos de votação foram presos dois candidatos a deputado estadual e uma candidata a deputada federal. Os candidatos presos são levados para a Polícia Federal onde prestam depoimentos.

Indecisão sobre segunda volta

Com a votação totalmente informatizada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve divulgar o resultado de cerca de 90% dos votos de todo o país ainda na noite deste domingo (3).

A favorita para vencer a eleição presidencial no Brasil é a candidata do presidente Lula, Dilma Rousseff (PT) que tem como principais adversários José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). A última pesquisa de intenção de votos, divulgada menos de 12 horas antes do início da votação, aponta que Dilma Rousseff está com 50% contra 50% de todos os outros candidatos somados.

Os números, portanto, apontam para uma indecisão em torno de uma vitória da candidata petista em primeiro turno, já que para vencer neste domingo (3) é necessário ter mais da metade dos votos.


XS
SM
MD
LG