Links de Acesso

Moçambique: CNE apela ao entendimento entre partidos


Moçambique: CNE apela ao entendimento entre partidos
Moçambique: CNE apela ao entendimento entre partidos

MDM é o unico partido que até agora apresentou candidatos

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) reuniu-se esta quinta-feira com representantes de nove partidos políticos, com destaque para a Frelimo e o MDM, para preparar as eleições intercalares de sete de Novembro, nos Municípios de Cuamba, Pemba e Quelimane, nas províncias de Niassa, Cabo-Delgado e Zambézia, respectivamente.

O encontro foi convocado pela CNE com o objectivo principal de criar condições para que haja confiança entre os partidos que vão concorrer e os órgãos eleitorais, por forma a reduzir as reclamações e contenciosos pré e pós-eleitorais, que segundo a CNE, resultam, regra geral, da interpretação legislativa.

Falando a imprensa no final do encontro, o Presidente da CNE, João Leopoldo da Costa, disse que a intenção é diminuir as dificuldades que os partidos políticos têm apresentado por causa de interpretações subjectivas da lei, situação que faz com que muitas vezes faltem consensos entre os partidos e os órgãos eleitorais.

Refira-se que até ao momento, apenas o MDM, partido de Daviz Simango, apresentou os seus candidatos à presidência dos três municípios.

Trata-se de Maria Moreno, Assamo Tique e Manuel de Araújo, todos, por sinal, dissidentes da Renamo, de Afonso Dhlakama, partido que já anunciou que não vai participar no escrutínio.

XS
SM
MD
LG