Links de Acesso

Para Analistas, Escândalos Não Devem Tirar Vantagem de Dilma


<a href="http://www.voanews.com/portuguese/news/special-reports/politics/Elecoes-Brasil-2010-103951788.html"> http://media.voanews.com/images/brazil-elections-480.jpg

Os escândalos na reta final da campanha eleitoral no Brasil não devem afetar de forma significativa a vantagem que a candidata do PT, Dilma Rousseff, tem hoje na corrida presidencial. A opinião é de analistas políticos brasileiros.

A 19 dias das eleições, Dilma Rousseff aparece com mais de 20 pontos à frente do adversário José Serra (PSDB), segundo pesquisas de intenção de votos. A liderança é mantida mesmo depois do escândalo de vazamentos de dados da Receita Federal de pessoas ligadas a Serra. A campanha do candidato do PSDB acusa membros do PT pelos vazamentos.

Em um episódio mais recente, uma nova polêmica invade o período eleitoral no Brasil. Denúncias apontam que a ministra da Casa Civil do governo Lula, Erenice Guerra, teria atuado para viabilizar negócios nos Correios com o objetivo de beneficiar uma empresa do filho dela, Israel Guerra. O PSDB tenta usar o caso de tráfico de influência como fator de desgaste para a campanha de Dilma.

Para o cientista político da Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS), José Ricardo Carvalhaes, as denúncias não devem mudar o comportamento do eleitorado que parece ter se acostumado e deixado de dar muito importância aos escândalos.

O analista político da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bruno Reis, avalia que, apesar do noticiário negativo contra a candidata do presidente Lula, parece não haver nada que José Serra possa fazer como estratégia de campanha para vencer as eleições brasileiras.

Ouça os detalhes das análises.

XS
SM
MD
LG