Links de Acesso

Tradições umbundu em dois novos livros


Tradições umbundu em dois novos livros
Tradições umbundu em dois novos livros

Canções e provérbios em dois novos livros lançados no mercado angolano

“Cantares dos Ovimbundu” e “Sabedoria Popular dos Omvimbundo” são os títulos de duas obras do Padre Basílo Tchikale colocadas no mercado literário angolano e que oferecem provérbios e canções em Umbundu.

O Padre Tchikale vê os seus livros como um desafio aos jovens investigadores para darem maior importância ás pesquisas sobre a literatura oral para se preservar e dar mais divulgação à cultura angolana.

Preocupado com o avanço da globalização o padre iniciou em 1999 o trabalho de investigação para tentar preservar e dar a conhecer as raízes culturais africanas.

Tchikale diz ter iniciado as suas investigações inicialmente “para conhecimento pessoal” mas depois quis dar a conhecer o que encontrou.

“Num mundo cada vez mais globalizado nós somos quem parece estar a mais perder porque começou a desaparecer a tradição de transmitir oralmente os valores culturais,” disse o Padre Tchikale.

“Os mais novos hoje estão mais interessados em acompanhar as telenovelas transmitidas pela televisão,”acrescentou.

Para o Padre Tchikale é inevitável que à medida que a modernização avança a televisão irá cada vez mais ocupar o espaço cultural deixando para trás os conhecimentos dos valores tradicionais.


“Cantares dos Ovimbundu” reúne 135 canções falando de amor, casamento solidariedade, arrependimento e outros assuntos.

“Sabedoria popular dos Ovimbundu” contém 630 provérbios em umbundu.

Tradições umbundu em dois novos livros
Tradições umbundu em dois novos livros



Esses provérbios são de natureza jurídica, de natureza familiar e outros relacionados com a experiência da vida e da sabedoria.

Ouça a reportagem do Pedro Dias carregando na barra azul no topo


XS
SM
MD
LG