Links de Acesso

Eleições no Brasil: Debate sem Dilma


<a href="http://www.voanews.com/portuguese/news/special-reports/politics/Elecoes-Brasil-2010-103951788.html"> http://media.voanews.com/images/brazil-elections-480.jpg

O comitê da pré-campanha da candidata à Presidência Dilma Rousseff teve acesso a um dossiê sobre a filha de José Serra (PSDB) com documentos reunidos pelo PT, segundo o jornal a Folha de São Paulo. O partido utilizou as informações em 2005, para solicitar ao Ministério Público a abertura de inquérito sobre uma empresa de Verônica Serra e de seu marido.

O nome da filha de Serra voltou a ser foco de discussões na semana passada, quando a Receita Federal admitiu que seus dados de imposto de renda foram violados. Mas no dossiê preparado pelo PT há cinco anos não há papéis que remetam à quebra de sigilo fiscal ou bancário.

Ainda assim, o candidato José Serra responsabiliza a adversária do PT pela violação de dados. A petista nega. Em entrevista para colunistas do jornal O Globo, Serra negou que já soubesse da quebra de sigilo antes da campanha eleitoral. No entanto, entrou em contradição quando admitiu que já havia conversado com o Presidente Lula sobre o caso em Janeiro, quando ainda era governador de São Paulo.

Esse tema foi muito discutido em debate promovido pela TV Gazeta e jornal O Estado de São Paulo na última quarta-feira. Aproveitando a ausência de Dilma Rousseff, José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) aproveitaram para atacar a líder das pesquisas de intenção de voto.

Com grande possibilidade de se eleger já no primeiro turno, Dilma fez a opção de não participar do debate, apostando que isso pode ter menor impacto negativo na sua campanha.

Um outro debate está programado para este domingo, dia 12 de Setembro, e deve ter a participação da candidata do PT, de José Serra, de Marina Silva e de Plínio de Arruda Sampaio. O debate será promovido pelo jornal Folha de São Paulo em parceria com a Rede TV!.

(Com informações dos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Rede Brasil Atual)

XS
SM
MD
LG