Links de Acesso

Conferência em Luanda defende maior articulação da SADC


Da esquerda para a direita: Filomeno Vieira Lopes, Nelson Pestana Takawira Musavengane
Da esquerda para a direita: Filomeno Vieira Lopes, Nelson Pestana Takawira Musavengane

Luanda foi palco durante dois dias de uma conferência com a participação de vários sectores da sociedade civil tendo por tema a integração da SADC.

A capital angolana foi palco durante dois dias de uma conferência com a participação de vários sectores da sociedade civil tendo por tema a integração da SADC.

A conferência antecedeu a cimeira de chefes de governo e de estado que decorre a partir de amanhã em Luanda.

Principal conclusão da conferência : a necessidade de uma maior articulação do processo de integração regional e sobretudo que este tenha em consideração as reais aspirações dos povos locais.

Outra conclusão defende que , para dar materialidade à integração de que falam os políticos, “que as trocas comerciais e de investimento tenham como prioridade os países da SADC”, alusão a outras partes do mundo como a Ásia, União Europeia ou Mercosul.

Foi também constatação da cimeira que vai grande distância entre as resoluções tomadas pelos políticos e a prática 31 anos depois de ter sido constituída a SADC.

São inúmeros os desafios a vencer sendo quase inexistente o comércio intra-regional , salientou Carlos Lousada um dos prelectores nesta coneferência.

As conclusões desta reunião devem ser submetidas ao secretariado da SADC que tem o dever de as fazer chegar aos decisores políticos.

XS
SM
MD
LG