Links de Acesso

Cabo Verde: Presidenciais com pouca afluência às urnas


Campanha eleitoral em Cabo Verde
Campanha eleitoral em Cabo Verde

Tal como refere o correspondente da VOA no arquipélago o primeiro período da votação do escrutínio não foi muito concorrido.

Em Cabo Verde estão a decorrer hoje as eleições presidenciais.

Tal como refere o correspondente da VOA no arquipélago o primeiro período da votação do escrutínio não foi muito concorrido esperando-se que antes do fecho das urnas mais eleitores venham ainda a exercer o seu direito de voto.

Os 4 candidatos concorrentes, Aristides Lima, Manuel Inocêncio, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro já votaram. Também o presidente da república, Pedro Pires e o primeiro-ministro, José Maria Neves foram às urnas.

Todas essas personalidades exortaram os cidadãos a cumprirem o direito de voto, evitando desse modo a taxa elevada abstenção, que normalmente marca as eleições presidenciais
.
A Comissão Nacional de Eleições garante ter criado as condições necessárias para que todos os eleitores possam votar, mas apela para que as pessoas o façam de forma livre e no estrito respeito pelas normas e leis em vigor, tal como disse Maria João Novais porta-voz da Comissão de Eleições.

A votação prossegue nos diferentes círculos eleitorais do país e também na diáspora.

Todos os candidatos pediram ao longo da campanha eleitoral a vitória na primeira volta, mas pelos dados lançados, tudo aponta que haverá uma segunda volta no dia 21 do corrente.

As eleições deste Domingo no arquipélago cabo-verdiano estão a ser observadas pela CEDEAO, União Africana e uma equipa dos Estados Unidos da América.

XS
SM
MD
LG