Links de Acesso

Angola Espera Continuar Os Apoios Dos Países Membros


Angola Espera Continuar Os Apoios Dos Países Membros
Angola Espera Continuar Os Apoios Dos Países Membros

Os trabalhos desta reunião prosseguiam até há instantes à porta-fechada.

Previa-se que os resultados a obter fossem apresentados em Conferencia de Imprensa por José Eduardo dos Santos e Domingos Simões, este último reeleito Secretário Executivo da CPLP.

Por decidir ficara qual seria o próximo país anfitrião.

Reinava também uma certa expectativa sobre qual deveria ser a decisão a tomar relativamente ao pedido de adesão da Guiné Equatorial, face as últimas declarações do I Ministro de Portugal José Sócrates.

A presença de Obiang Nguema Presidente do país rico em petróleo na sessão de abertura desta manhã foi vista como indiciadora de auto-confiança a sua entrada como membro, sustentada na amizade que cimentou nos últimos anos com as autoridades de Luanda.

Discursos e mensagens de regozijo marcaram a abertura da 8ª Cimeira da CPLP. O evento capitaliza as atenções nos países de expressão portuguesa.

Regozijo por aquilo que chamaram de inúmeras realizações nestes 14 anos e confiança no futuro melhor ainda...

Numa altura em que se recompõe, Angola diz esperar continuar com os apoios obtidos dos países membros apesar da dispersão geográfica.

Este distanciamento que é compensado na língua comum que todos falam e vista por Eduardo dos Santos fez entender que é possível capitalizar nos espaços das regiões onde se insere cada país. “Cada um dos membros lá onde se encontra pode funcionar como um porta-voz da Organização” estamos a parafrasear.

Manifestando-se satisfeito pelo encontro dos mais altos dignitários, ressaltou o passado comum de luta dos povos. Assinalou as desigualdades sociais dos países para enfatizar a necessidade de entreajuda na realização dos anseios dos povos, cujo objectivo é o desenvolvimento a prosperidade e o bem-estar.

José Eduardo dos Santos no discurso de boas vindas.

A extraordinária expansão da Língua Portuguesa no decurso dos últimos anos começa a colocar várias frentes, disse o Estadista português.

Cavaco Silva saudou os ganhos da Cimeira relativamente os Acordos já conseguidos, mas instou aos chefes de Estado e responsáveis de Governo a fazer mais aproximações à Sociedade Civil bem como a necessidade que se impõe para que se ultrapassem os pendentes. A ratificação do Acordo Ortográfico por alguns dos países membros com destaque para Angola e Moçambique é um dos exemplos citados.

Apesar destas reticências o Presidente europeu mostrou-se satisfeito com as realizações da Organização.

“Fruto do prestígio hoje alcançado, a CPLP é solicitada por novos países que a ela se querem filiar”

“A presidência de Portugal trilhou os caminhos com as prioridades que fixou há dois anos, entre eles a Afirmação e Projecção da Língua Portuguesa; o Reforço da Cooperação; a Materialização do Estatuto de Cidadão Lusófono e a Concertação Política-Diplomática” disse José Sócrates, Primeiro-ministro.

E foi assim sublinhou que obtivemos bons resultados.

O Primeiro Ministro português augura que a CPLP se afirme para que consiga um lugar no panorama internacional e possa intervir sobre os vários temas sem quaisquer complexos.

XS
SM
MD
LG