Links de Acesso

"Hima": Disco de António Paulino lançado em Luanda


Capa do CD "Hima" terceiro trabalho de originais do cantor angolano António Paulino
Capa do CD "Hima" terceiro trabalho de originais do cantor angolano António Paulino

“Hima” é o terceiro álbum de originais do músico angolano.

António Paulino lança novo disco

“Hima” é o nome do mais recente disco do músico angolano António Paulino lançado no dia 7 de Julho, em Luanda.

“Hima” é o terceiro álbum de originais do músico. O nome do disco na língua nacional, significa “macaco” em português.

O disco é composto por dez temas cantados em kimbundu, sendo totalmente acústico e produzido em Luanda, nos estúdios do músico Alcas Fernandes, Woofer Aúdio, e misturado em Lisboa.

O CD inclui temas que privilegiam a sabedoria popular, os costumes e provérbios nacionais, com particular destaque para as tradições das províncias de Malanje, Bengo e Luanda.

Paulino António Domingos, autor do sucesso “Ponta pé”, nasceu em Malange, comuna do Quela, a 7 de Abril de 1954. Iniciou a sua carreira em 1971, quando foi convidado a participar numa das edições dos “Kutonocas”, onde gravou também o seu primeiro single, que incluía os temas “Joana” e “Balabina”.

O seu grande sucesso, “Gi Henda dia Mamã” (saudades da mamã), um tema em que o compositor lamenta, de forma melancólica, a morte inesperada da sua mãe, surge em 1973, com o conjunto Jovens do Prenda.

O músico também passou, na década de 70, pelos Kiezos, com os quais actuou durante mais de dez anos.

O disco conta com a participação de músicos como Romão, Alton Ventura, Habana Maior, Miqueias, Alex e Tony Samba, Zé Mansini, Miguel Gonçalves, Correia Miguel, Pitho, Charles Mbuia, Zé Luís e Hugo.

XS
SM
MD
LG