Links de Acesso

Um negócio chamado Mandela


Fundação Mandela luta para impedir comnercialização barata do nome do antigo presidente

Nome de Mandela é negócio

Nelson Mandela completa 94 anos de idade Quarta-feira.
Apesar de se ter afastado da vida publica, um recente estudo revelou que este herói da África do Sul é hoje é o segundo nome ou marca mais conhecido do mundo atrás apenas da Coca Cola.

Respeitado por todos o nome do antigo presidente é algo muito comercializável e controlar essa comercialização do seu nome é uma luta diária.

A Fundação Nelson Mandela que esta encarregue de controlar a comercialização do nome não se opôs a esta marca.

O porta voz da fundação Selloh Hatang disse que a tarefa de controlar a comercialização do nome Mandela é enorme pois há de tudo nos mercados com o nome de Mandela desde relógios, a camisetes, chávenas e num caso até um restaurante de refeições rápidas.

“O ultimo caso que tivemos foi o de calendários que tinham a fotografia de Madiba, “ disse o porta voz fazendo uso do nome tribal do antigo presidente

“ Pusemos fim a isso. A comercialização é algo que existe. É algo a que dedicamos grande trabalho para levar as pessoas a compreender que o próprio Mandela se sente muito desconfortável com isso,” acrescentou

Desde cartas, a advogados a fundação faz uso de uma vasta gama de meios jurídicos para impedir a comercialização não autorizada do nome Mandela. Muitas vezes, disse o porta voz, é o próprio público que se queixa de produtos que são postos á venda com o nome de Mandela.
Jeremy Sampson, director de uma companhia de publicidade e consultoria disse que o fenómeno de usar uma pessoa como uma marca é relativamente novo

“Basicamente uma marca é algo que acrescenta valor, traz uma aura a qualquer coisa, disse Sampson.
“Nelson Mandela tem o seu nome registado com direitos de autor e no seu caso a sua cara é já tão conhecida como a de Che Guevara. É por essa razão que tem que se envolver advogados, assegurar direitos de autor, controlar-se todo o processo,” acrescentou

Controlar o processo pode no entanto ser difícil e às vezes controversa.

A Fundação Mandela apoia vários produtos relacionados com o nome do antigo presidente.

Há alguns anos atrás uma organização de Mandela de ajuda à prevenção da SIDA fez uma parceria com os produtos de luxo Mont Blanc para produzir uma pulseira de luxo com o número de prisão de Mandela. A decisão foi duramente criticada por não reflectir a modéstia de Mandela.

A Fundação Mandela faz notar que uma grande percentagem dos rendimentos de produtos por si patrocinados ou apoiados vão para organizações de caridade e causas importantes para o antigo presidente.

Para além disso nem todas as iniciativas associadas com a marca ou nome Mandela tem como objectivo o lucro. Algumas têm como objectivo o activismo como por exemplo o chamado Dia Mandela que se celebra no seu aniversário.


O Dia Mandela tem como objectivo encorajar todos os sul africanos a envolverem-se em actividades comunitárias e a seguir o exemplo de Mandela.

XS
SM
MD
LG