Links de Acesso

Angola: Sindicato de jornalistas monitoriza comunicação social


Luisa Rogério, Sindicato dos Jornalistas de Angola
Luisa Rogério, Sindicato dos Jornalistas de Angola

Jornalistas reunidos em seminário

Sindicato vai monitorizar media

O sindicato dos jornalistas angolanos vai monitorizar o desempenho dos órgãos de comunicação durante o processo eleitoral, anunciou a secretária geral da organização Luís Rogério.

O anúncio foi feito no primeiro dia de um seminário no Lubango que analisa a cobertura jornalística eleitoral em sociedades democráticas. Participam jornalistas de diferentes órgãos de informação da região sul.

O seminário de três dias é uma promoção do sindicato dos jornalistas angolanos em parceria com a embaixada dos Estados Unidos em Angola.

A secretária geral do sindicato dos jornalistas angolanos, Luísa Rogério, anunciou na ocasião que o organismo que dirige iniciou um processo de monitoria que servirá para avaliar o desempenho dos órgão de comunicação social antes, durante e depois das eleições;

Rogério disse que o processo iniciou-se este mês e terminará em Dezembro.

“Depois disso seguramente nós daremos a nossa visão daquilo que tiver sido o nosso trabalho,” disse

Para Biata Angélica, vice adida de imprensa e cultura da embaixada dos Estados Unidos em Angola, a formação enquadra-se na estratégia de apoio aos países que vivem experiências eleitorais.

O presidente da comissão provincial eleitoral da Huíla, Dionísio Epalanga, disse que os jornalistas têm responsabilidades no esclarecimento do cidadão.

“Todos sabemos que a partida para este pleito eleitoral as forças políticas concorrentes partem em igualdade de circunstâncias e o tratamento que vocês vão dar as matérias a serem abordadas ao logo de todo este processo antes, durante e depois do pleito eleitoral é de suma importância para permitir também ao próprio cidadão perceber que o processo está a decorrer sem grandes sobressaltos,”disse.

A formação está ser orientada pelo professor de jornalismo da universidade da Flórida, Michael Leslie.


XS
SM
MD
LG