Links de Acesso

Guiné-Bissau: 5 milhões de Euros para organizar as eleições diz a CNE


Desejado Lima da Costa (à direita) presidente da Comissão Eleitoral da Guiné-Bissau ao lado do General António Ndjai CEMG (Foto de arquivo)
Desejado Lima da Costa (à direita) presidente da Comissão Eleitoral da Guiné-Bissau ao lado do General António Ndjai CEMG (Foto de arquivo)

Governo de transição iniciou consultas com a Comissão Eleitoral depois de garantias de apoio recebidas da CEDEAO na semana passada

Preparativos para organização das eleições

A Comissão eleitoral Nacional tem em vista um orçamento de cinco milhões de Euros para o arranque do processo eleitoral.

A realização das eleições presidenciais e legislativas previstas para daqui à um ano, foi tema do encontro esta tarde entre o Chefe de Estado interino com o presidente da Comissão Nacional de Eleições e o ministro da Administração Territorial.

Serifo Nhamadjo quis assim ouvir destes titulares informações ligadas ao processo eleitoral, se bem que recentemente esta questão foi discutida na cimeira de Chefes de Estado da CEDEAO ocorrida em Yamoussoucro, Costa do Marfim, durante a qual, disponibilizaram-se financeiramente em apoiar o processo.

Desejado Lima da Costa, Presidente da CNE, a saída da reunião com o Presidente da Republica, revelou, alias, aquilo que foi discutido com Manuel Serifo Nhamadjo e as necessidades técnicas imperativas que devem ser executadas. Lima da Costa adiantou serem necessário 5 milhões de Euros para a organização global do processo.

A realização do próximo escrutínio geral previsto para 2013, ganha assim consistência conforme o calendário de transição em curso. Uma das condições é que que hajam meios financeiros para a execução dos planos programáticos.

Trata-se de um escrutínio que promete ser muito renhido e antes do qual muitas engenharias politica e jurídica deverão ser orquestradas e implementadas. A CEDEAO será uma entidade coordenadora de quase todo o processo, com uma maior incidência na manutenção da ordem e segurança eleitoral.

XS
SM
MD
LG