Links de Acesso

UNITA acusa Higino Carneiro de falta de honestidade politica


UNITA acusa Higino Carneiro de falta de honestidade politica
UNITA acusa Higino Carneiro de falta de honestidade politica

“Ele ouviu e viu as pessoas que foram baleadas, as pessoas que ficaram carbonizadas em tempo de paz", disse um dirigente da UNITA no Huambo

UNITA declara ter havido falta de honestidade política da parte do coordenador da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Higino Carneiro ao afirmar não existir intolerância política na província do Huambo.

Viera Chissingui, secretario provincial adjunto da UNITA no Huambo disse à Voz da América que, o seu partido não ficou surpreso com a postura do deputado Higino Carneiro, alegando que sendo dirigente do MPLA ele procurou salvar o seu partido.

“O senhor coordenador da Comissão de Inquérito faltou-lhe a coragem, faltou-lhe a honestidade política.”

O político afirmou que as declarações de Carneiro contradizem as notas finais produzidas pelo próprio Coordenador da CPI à medida que foram ocorrendo as auscultações.

“ Ele ouviu e viu as pessoas que foram baleadas, as pessoas que ficaram carbonizadas em tempo de paz,” disse o político, acrescentando que “ele viu e ouviu as pessoas que afirmaram que os nossos comités foram demolidos por agentes do MPLA.”

Para Viera as afirmações do deputado Higino Carneiro incentivam os actos de intolerância política nas comunidades e põem em causa o processo de reconciliação nacional.

“ Consideramos que as declarações de ontem podem criar mais divisões entre os angolanos.”

Refira-se que, Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia nacional foi criada na 19ª sessão plenária ordinária do parlamento a pedido da bancada parlamentar da UNITA, a fim de se apurarem alegados casos de intolerância política no Huambo.

A CPI aprovou na Assembleia Nacional o relatório final e o projecto de resolução sobre os alegados casos de intolerância política na província do Huambo que será submetido ao parlamento para a sua aprovação.

XS
SM
MD
LG