Links de Acesso

Comércio legal de armas ligeiras prejudicial para estados frágeis


Comércio legal de armas ligeiras prejudicial para estados frágeis
Comércio legal de armas ligeiras prejudicial para estados frágeis

Um estudo sublinha o impacto negativo que as armas leves e ligeiras tiveram em alguns países frágeis nomeadamente na Costa do Marfim e no Haiti.

O estudo diz que em 2008, os Estados Unidos, Itália e Alemanha encabeçavam a lista dos 14 grandes exportadores de armas leves e ligeiras. Aqueles países tiveram exportações anuais de pelo menos 100 milhões de dólares. No mesmo ano, os principais importadores de armas leves e ligeiras incluíam os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Austrália, França e Paquistão.

O estudo indica também que a indústria de seguranças privados expandiu-se através do mundo e que presentemente ultrapassam enormemente o número de agentes de polícia. Contudo, nota que as forças de segurança privadas continuam em inferioridade quanto a armamento. Dados de 70 países revelam que firmas de segurança privada detêm quatro milhões de armas de fogo comparadas com cerca de 26 milhões por corporações policiais e 200 milhões por forças armadas.

Um estudo sublinha o impacto negativo que as armas leves e ligeiras tiveram em alguns países frágeis nomeadamente na Costa do Marfim e no Haiti. Durante esse período o país esteve dividido em duas zonas autónomas – o Norte gerido por rebeldes leais ao agora presidente Allasane Ouattara e o Sul que foi dirigido pelo antigo presidente Laurent Gbagbo.

Um embargo de armas foi imposto em 2003 e 2004. Apesar disso, informa o estudo, países incluindo a Rússia e a Bulgária continuaram a transferir armas aumentando a instabilidade do país.

Um outro caso analisado é a situação de segurança no Haiti antes e depois do devastador terramoto do ano passado. O autor do relatório, Robert Muggah, disse ter-se registado uma falta de confiança total na capacidade da Polícia de garantir a segurança. Por isso, depois do tremor de terra os Estados Unidos e a União Europeia fizeram grande pressão para aumentar a segurança no país.

Muggah disse que o relatório mostra que a percentagem de homicídios no Haiti tem vindo a baixar desde 2007, mas que infelizmente existe um aumento notável na incidência de violência sexual, particularmente em campos para pessoas deslocadas.

XS
SM
MD
LG