Links de Acesso

Censo populacional chega ao Namibe


 Pornto para a montanha. Brigadistas do censo populacional no Namibe
Pornto para a montanha. Brigadistas do censo populacional no Namibe

Cooperação com autoridades tradicionais é elogiada

censo chega ao Namibe

Equipas do censo habitacional de Angola têm estado a tentar chegar a zonas remotas da província do Namibe para assegurar uma contagem certa.

Animados em vencer os obstáculos e caminhar ao encontro das comunidades rurais, as equipas do censo habitacional, desafiam as altitudes das montanhas no levantamento habitacional preconizado.

O Supervisor Provincial do Instituto de Estatística, Nelito Machado, disse que atingir as localidades inóspitas é um dos objectivos das equipas que se desdobram em toda extensão da província.

“A população que por razões culturais ainda reside nas montanhas, não ficará de fora neste processo,” disse.

A língua, no contacto com as comunidades, deixou de ser obstáculo ou preocupação e a cooperação entre autoridades tradicionais e brigadistas do Instituto Nacional de estatística, tem facilitado o trabalho nas comunidades, acrescentou

“Graças a Deus, temos encontrado boa cooperação com as autoridades tradicionais e administrações Municipais,” disse.

“Sempre que estivermos numa determinada localidade, a nossa preocupação é recorrer às autoridades tradicionais ou governo local que nos disponibilizam um guia,,” acrescentou afirmando ainda que “é de louvar esta cooperação”.

Machado disse no entanto que os brigadistas têm encontrado dificuldades em zonas urbanas devido á falta de de actualização das ruas.

Ouça a reportagem com entrevistas

XS
SM
MD
LG