Links de Acesso

Moçambique: Garimpeiros detidos em Cabo delgado


70 garimpeiros ilegais traficantes de minérios foram detidos esta semana no distrito de Montepuez.

Garimpeiros detidos em Cabo Delgado

Em Moçambique um grupo de 70 garimpeiros ilegais traficantes de minérios foram detidos esta semana no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, no norte do país.

Segundo a polícia, os detidos eram na sua maioria provenientes dos países africanos, contudo, uma boa parte são provenientes de países asiáticos, com destaque para a Tailândia.

Na operação que culminou com a detenção do grupo, as autoridades policiais apreenderam mais de 100 quilogramas de pedras preciosas diversas, e equipamentos que eram usados para a actividade de garimpo.

As províncias do centro e norte de Moçambique têm sido destino privilegiado de traficantes de pedras preciosas, que se aproveitam da vulnerabilidade fronteiriça, inoperância ou cumplicidade dos fiscalizadores, para levarem a cabo as suas actividades.

Segundo as autoridades nacionais, as redes de tráfico usam garimpeiros nacionais para a actividade de extracção dos minérios em seu favor em troca de valores monetários muito aquém do seu valor.

O garimpo ilegal é uma das principais dores de cabeça do Ministério dos Recursos Minerais no país.

O valor que o país perde em resultado do tráfico de minerais ainda é inestimável, e o controlo das redes tem, até ao momento, se mostrado ineficaz.

XS
SM
MD
LG