Links de Acesso

Anos 70 produziram melhor música angolana


Anos 70 produziram melhor música angolana
Anos 70 produziram melhor música angolana

Album contem música de Luanda entre 1968-1976 e um segundo volume está já a ser programado

A música angolana dos anos 70 têm muito mais interesse do que aquela produzida actualmente.

Quem o diz é o produtor musical alemão Samy Ben Redjeb que acaba de lançar na capital angolana o album "Angola Sound Track: The Unique Sound of Luanda 1968-1976" (Faixa Musical de Angola: o Som único de Luanda 1968-1976).

O disco reúne canções de artistas angolanos dos anos 70 que fizeram sucesso e Samy Ben Redjeb disse já que pretende gravar um segundo volume, matendo a mesma dinâmica do primeiro convidando assim artistas e conjuntos de sucesso da década de 1970.

O segundo volume poderá ser lançado dentro de um ano.

Para Ben Redjeb os artistas angolanos dos anos de 1970 possuíamum "talento inegualável" quando comparados com o que aconteceu apos a independencia.

"Nos anos de 1970 a música africana era de nível mundial podendo competir com qualquer outro país," disse o produtor.

"Nos anos de 1970 a música aqui era outra coisa. Não se pode comparar ao que se passa hoje," acrescentou.

O produtor afirma que em parte isso se deve ao facto de nessa época existirem boas condiçoes técnicas como estudios e ainda um interesse nacional pelo que se fazia.

Na era das independencias africanas havia também um sentimento nacionalista "forte" que impulsionava a música. A entrada de música folclórica e das zonas rurais nas cidades impulsionou tambem essa onda musical, disse ele


O produtor alemão disse lamentar o facto de iniciativas do género partirem de um cidadão estrangeiro não havendo apoio de instituições goernamentais ou agentes culturais nacionais para projectos angolanos.

Ouça a entrevista carregando na barra azul no topo

XS
SM
MD
LG