Links de Acesso

Terrorismo: ONU defende mecanismo legal para compensar vítimas


Só na última semana pelo menos 125 pessoas morreram e outras 334 ficaram feridas em consequência de 14 ataques terroristas.

O investigador especial das Nações Unidas para questões relacionadas com terrorismo apelou para a criação de um mecanismo legal internacional para compensar e apoiar todas as vítimas de terrorismo.

Segundo o investigador da ONU, Ben Emmerson, só na última semana pelo menos 125 pessoas morreram e outras 334 ficaram feridas em consequência de 14 ataques terroristas no Paquistão, Iraque, Nigéria e Iémen.

Segundo ele, através do mundo estes números não passam de estatísticas e muito pouco se fala das tragédias humanas que estão associadas ao terrorismo.

Apesar das brutais consequências físicas e psicológicas sofridas pelas vítimas e pelas suas famílias, salienta Emmerson, pouco está a ser feito para compensá-las.

Emmerson afirma que recebeu grande apoio de organizações representando as vítimas de actos terroristas através do Mundo para as suas propostas para compensar essas pessoas pelo seu sofrimento.

Segundo ele, as vitimas não querem vingança, querem sim que seja feita justiça:“ As vítimas dizem que nada está a ser feito usando os seus próprios nomes. O objectivo do relatório é o de afastar o conceito de que a melhor maneira de proteger as vítimas é a de violar os direitos humanos daqueles que são suspeitos de envolvimento em actividades terroristas. Não é isso que nós queremos.”

Emmerson afirma que a União Europeia assim como muitos países e organizações não-governamentais apoiam os seus esforços para defender os direitos humanos das vítimas de terrorismo.

Num relatório apresentado á comissão dos direitos humanos da ONU, Emmerson afirma que os países devem conduzir as suas próprias operações antiterrorismo de um modo consistente com as leis internacionais dos direitos humanos.

A título de exemplo, aquele investigador da ONU, afirmou que a Síria fez vista grossa do relatório para justificar as suas acções militares contra aqueles que considera como terroristas operando no seu território.

O responsável da ONU para as questões relacionadas com o terrorismo afirma que as vítimas de terrorismo são vítimas colaterais e que países devem responder de um modo que garanta os seus direitos.

Segundo ele, trata-se de vítimas de graves violações dos direitos humanos e a comunidade internacional deve apoiá-los.

Emmerson disse ainda que é importante que os governos aceitem voluntariamente um anova obrigação internacional para compensar todas as vitimas de terrorismo independentemente de quem está por detrás desses crimes.

Emmerson concluiu que vários países já estão a fazê-lo incluindo os Estados Unidos que estabeleceram voluntariamente fundos para garantir compensações às vítimas dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.

XS
SM
MD
LG