Links de Acesso

Moçambique: Tempo de contagem de votos vai ser reduzido


STAE quer reduzir esse tempo já para as autárquicas de 2013 e gerais de 2014

Tempo de contagem de votos vai ser reduzido

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, STAE em Moçambique, pretende nas próximas eleições Autárquicas e Gerais de 2013/2014, encurtar o tempo entre o escrutínio e a divulgação dos resultados finais.

As autoridades eleitorais disseram considerar o actual espaço de espera entre as eleições e a divulgação dos resultados definitivos que vai até mais de um mês, como sendo constrangedor para quem espera.

Mesmo sem mostrar grandes detalhes ou o novo modelo que se pretende adaptar, o director-geral do STAE em Moçambique, Felisberto Naife, disse que para o efeito aquele órgão eleitoral encontra-se a fortalecer a formação do pessoal com objectivo de fortalecer as capacidades internas.

Segundo a fonte que falava numa cerimónia recente de entrega de equipamento informático ao centro de informação do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral de Nampula, a partir desta semana começa o treinamento em liderança e gestão de conflitos, envolvendo os gestores seniores da instituição.

As referidas formações vão acontecer em três etapas ao nível das regiões norte, centro e sul do país.

Por outro lado, segundo o director – geral, o STAE encontra-se neste momento, envolvido na análise e selecção de melhores projectos submetidos pelas organizações da Sociedade Civil para implementação de acções de educação cívica para jovens e mulheres com vista á sua participação nas eleições que se avizinham.

Neste projecto o STAE conta com apoio financeiro da União Europeia, Projecto pro-PALOP, países africanos de língua portuguesa mais Timor Leste.

XS
SM
MD
LG