Links de Acesso

Cabo Verde: Criadas as condições para as autárquicas


Aumentou o número de inscritos nos Municípios da Praia e de São Vicente

Autárquicas a 1 de Julho

Na conferência de imprensa realizada esta quarta-feira na cidade da Praia, o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições garantiu que as condições necessárias para a realização das eleições autárquicas no próximo dia 1 de Julho, já estão criadas.

Segundo informações avançadas por Hélio Sanches, estão inscritos cerca de 282.523 eleitores, 2.054 dos quais, cidadãos estrangeiros, com direito a votarem nas eleições municipais no arquipélago cabo-verdiano.

De acordo com dados divulgados pelo porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, regista-se um aumento no número de inscritos nos Municípios da Praia e de São Vicente, situação que implica o alargamento das mesas de votos nos dois principais pontos urbanos do país.

Em jeito de balanço das actividades realizadas no âmbito das eleições autárquicas, as sextas desde que o país optou pelo regime multipartidário, Hélio Santos disse que a CNE já promoveu formação de formadores das mesas das Assembleias de Voto, de profissionais da Comunicação Social e Delegados de alguns Concelhos, tudo para que as pessoas que vão estar envolvidas no processo eleitoral, estejam bem preparadas para o exercício normal das suas funções.

Outra informação avançada na conferência de imprensa, prende-se com a acreditação de Delegados da CNE em todos os Concelhos, assim como a criação de condições para a realização da votação antecipada, cujo processo irá decorrer de 24 a 26 do corrente.

No momento que se caminha para início da campanha eleitoral, o pontapé de saída será dado às 00Horas desta quinta-feira, Hélio Sanches, deixa a seguinte garantia.

Para as eleições autárquicas de 1 de Julho do corrente ano, o PAICV concorre em todos os 22 Municípios, o MPD em 20, com apoio de duas candidaturas independentes em São Filipe na ilha do Fogo e no Sal, a UCID em 5 e o PTS em 3 Concelhos.

Além dos candidatos apoiados pelos partidos políticos, as eleições municipais contam ainda com a participação outras 5 candidaturas independentes, sendo em Santa Catarina, São Miguel e Santa Cruz na ilha de Santiago, São Filipe Fogo e Boa Vista.

XS
SM
MD
LG