Links de Acesso

Moçambique: Mais uma grande descoberta de gás na bacia do Rovuma


Mapa de Moçambique
Mapa de Moçambique

Petrolífera americana Anadarko avalia a nova descoberta entre 850 e 1700 mil milhões de metros cúbicos de gás

Mais uma descoberta da Anadarko no Rovuma

A petrolífera americana Anadarko anunciou hoje ter descoberto mais uma jazida de gás na Bacia do Rio Rovuma no norte de Moçambique

O novo poço segundo os estudos contém entre 850 e 1700 mil milhões de metros cúbicos de gás, e faz parte de uma série de descobertas, ao longo dos últimos três anos.

O Administrador do Instituto dos Petróleos de Moçambique, o Engenheiro Carlos Zacarias numa entrevista a Voz da América diz que esta descoberta vem confirmar o que os técnicos moçambicanos consideravam de grande prospectividade da Bacia do Rovuma e particularmente na área 1 onde a Anadarko e outras companhias vêm trabalhando.

Esta nova descoberta no bloco Atum, segundo ainda os dados preliminares está ligada a uma anterior no bloco 1 e cujo potencial situa entre os 850 e 1699 mil milhões de metros cúbicos de gás.

Para o Engenheiro Carlos Zacarias, diz ser ainda cedo para fazer comparações entre as recentes descobertas de gás na zona pelas empresas petrolíferas nomeadamente a italiana ENI e a americana Anadarko.

O admmnistrador do Instituto Nacional de Petróleos de Moçambique prevê entretanto que a exploração comercial desses poços de gás tenha início em 2018 isto de acordo com o calendário dos trabalhos de pesquisas e de desenvolvimento das infra-estruturas enegérticas na região.

Ouça a entrevista de Carlos Zacarias no segmento sonoro desta página...

XS
SM
MD
LG