Links de Acesso

Moçambique torna obrigatório uso da mistura de combustíveis fósseis


Moçambique torna obrigatório uso da mistura de combustíveis fósseis
Moçambique torna obrigatório uso da mistura de combustíveis fósseis

Reduzir as quantidades de gasolina e diesel importado poupa cerca de 22 milhões de dólares

O governo moçambicano acaba de aprovar uma lei que determina a obrigatoriedade do uso da mistura de combustíveis fósseis e os biocombustíveis, de forma a reduzir os custos da importação e da dependência nacional.

Com esta medida o governo pretende reduzir as quantidades da gasolina e do diesel importado anualmente e poupar, só no primeiro ano da implementação da lei, cerca de 22 milhões de dólares, dos actuais 500 milhões que constituem a média anual.

O ministro da energia, Salvador Namburete, disse acreditar que a poupança poderá ser ainda maior “porque temos sido abordados por empresas que querem entrar no processo de produção de biocombustíveis, que significa que se à medida que aumentarmos os níveis de produção e das proporções das misturas, a poupança será também maior”.

Namburete não precisou as quantidades actuais de biocombustíveis produzidos ao nível nacional, contudo, assegurou que quando a Lei entrar em vigor, haverá produção suficiente e condições para que o processo arranque sem sobressaltos.

“Neste momento teria que reavaliar, mas por exemplo, só a Petromoc já está a produzir em volta de dois milhões de litros (por ano) a trabalhar só com óleo de copra.”, disse o ministro.

A nova lei entra em vigor a partir de 2012 e estabelece um nível de mistura de dez porcento de etanol com 90 porcento de gasolina, e 3 porcento de biodiesel com 97 porcento de diesel.

A base do etanol a ser usado para as misturas será a Jatropha, cujo processo de transformação conta com um grande número de empresas interessadas.

Neste momento, o grupo Sun Biofuel do Reino Unido e a Lubanga Jatrofa, que opera na província do Niassa já se comprometeram a comprar e toda a produção dos camponeses nacionais, o que vai estimular o aumento da produção, para responder aos desafios da nova lei.

XS
SM
MD
LG