Links de Acesso

Economia prejudica popularidade de Obama


Мitt Romney
Мitt Romney

Uma nova sondagem de opinião pública contem alguns sinais de aviso para o presidente Barack Obama enquanto se prepara para as eleições presidenciais de 2012.

Uma nova sondagem de opinião pública contem alguns sinais de aviso para o presidente Barack Obama enquanto se prepara para as eleições presidenciais de 2012.

De facto a última sondagem do Washington Post-ABC News mostra que a visão pública da economia doméstica está a piorar e que os americanos estão cada vez mais a responsabilizar o presidente Obama pela difícil situação económica.

A sondagem mostra que os americanos desaprovam por uma margem de 59 a 40 por cento a forma como o presidente está a tratar a economia, que permanece o assunto mais importante para os votantes relativamente às eleições do próximo ano.

Os resultados da sondagem acontecem depois da divulgação de um relatório na semana passada pior do que o esperado, indicando que o índice de desemprego nos Estados Unidos atingiu os 9,1 por cento, que analistas políticos afirmam ser um número elevado muito perigoso para um presidente que busca a sua reeleição.

Obama falou sobre o assunto numa conferência de imprensa conjunta na Casa Branca com a chanceler alemã Angela Merkel:

“Estabelecemos um caminho que nos conduzirá a um crescimento económico a longo prazo. Mas temos ainda algum trabalho difícil a fazer e enquanto houver pessoas desempregadas procurando por trabalho, quando me levanto de manhã começo logo a pensar como é que os podemos pôr novamente a trabalhar. “

A tépida recuperação económica é o principal foco dos republicanos que gostariam de derrotar o presidente Obama no próximo ano. O antigo governador do Minnesota, Tim Pawlenty, revelou em Chicago o seu plano económico que inclui reduções tanto nas despesas como em impostos. Pawlenty afirmou a propósito que o presidente Obama está satisfeito com uma economia americana de segunda classe produzida por políticas de terceira, mas que ele não estava,

A sondagem do Washington Post-ABC News constata que o presidente Obama derrotaria facilmente a maioria dos candidatos presidenciais republicanos se as eleições fossem realizadas hoje. Mas a sondagem indica também que Obama esta essencialmente empatado com o antigo governador do Massachusetts, Mitt Romney, que continua a liderar a lista dos candidatos republicanos.

O presidente Ronald Reagan foi reeleito em 1984 apesar de um índice de desemprego de 7,2 por cento. Mas três outros presidentes que procuravam obter um segundo mandato com o desemprego acima dos seis por cento não foram bem sucedidos. Os presidentes Gerald Ford, Jimmy Carter e George Bush (Pai) perderam, em grande parte porque o nível de desemprego estava elevado.

XS
SM
MD
LG