Links de Acesso

Namibe: Falta de B.I. dificulta acesso à escola


Posto de emissão de Bilhete de Identidade
Posto de emissão de Bilhete de Identidade

As autoridades governamentais da província dizem estar preocupadas com o elevado número de autóctones desprovidos de Bilhete de Identidade por razões financeiras e dificuldades no acesso aos Serviços de Registo Civil e Identificação.

As autoridades governamentais da província dizem estar preocupadas com o elevado número de autóctones desprovidos de Bilhete de Identidade por razões financeiras e dificuldades no acesso aos Serviços de Registo Civil e Identificação. Em resposta, O governo do Namibe estuda as formas mais expeditas visando facilitar a população e colmatar o défice.

À frente dos destinos da província do Namibe há menos de um ano e seis meses, a governadora Cândida Celeste da Silva disse que o processo de matrículas nas comunidades rurais também têm encontrado grandes dificuldades que se prendem igualmente com a documentação dos petizes em idade escolar. As brigadas de registo civil e emissão do Bilhete de Identidade brevemente irão ao encontro das comunidades.

«Queremos que as crianças todas estejam registadas. Os senhores dos registos passarão aqui e todas as crianças em idade escolar terão que se registar para evitar dificuldades nas matrículas escolares» apelou a governadora.

Os adultos também foram incentivados a regularizar a situação de cidadania, recorrendo aos Serviços de Registo Civil e Identificação a serem disponibilizados nos próximos dias nas zonas rurais em toda a extensão territorial da província do Namibe.

«Vamos deixar aqui um recado ao coordenador das comunidades para o registo e obtenção do Bilhete de Identidade. Não fica bem que o filho tenha Cédula Pessoal ou Bilhete de Identidade e o pai ou a mãe não tenham, todos vamos tratar do registo civil e do Bilhete de Identidade», exortou a governante às comunidades.

O incentivo à regularização da situação de cidadania, obtendo o Bilhete de Identidade, através dos Serviços de Registo Civil e Identificação a serem disponibilizados nos próximos dias nos Municípios e Comunas da província, foi aplaudido pelas comunidades.

XS
SM
MD
LG