Links de Acesso

Cidade de Benguela celebra 394 anos


اس عشائیے میں شرکت کے لیے سفید لباس پہننا ضروری ہوتا ہے۔
اس عشائیے میں شرکت کے لیے سفید لباس پہننا ضروری ہوتا ہے۔

A conquista do então Reino de Benguela, a fundação da cidade e a sua evolução pelos séculos XVII, XVIII e XIX, foram dos mais atribulados. Desde a sua conquista a 17 de Maio de 1617 por Cerveira Pereira, Mombaka (na designação dos nativos significava Benguela) era símbolo de prosperidade comercial e a Meca dos negociantes.

A conquista do então Reino de Benguela, a fundação da cidade e a sua evolução pelos séculos XVII, XVIII e XIX, foram dos mais atribulados.

Desde a sua conquista a 17 de Maio de 1617 por Cerveira Pereira, Mombaka (na designação dos nativos significava Benguela) era símbolo de prosperidade comercial e a Meca dos negociantes.

As caravanas de intercâmbio comercial, movidas pelas permutas de géneros coloniais com interesse para o exterior com artigos vindos da Europa (tecidos. vinhos e miudezas) começaram a fazer sentir os seus efeitos.

A região passou a ser considerada como o porto mais importante a seguir a Luanda. Joaquim Grilo, conta que, interacção entre os português hostis ao regime colonial e os autóctones influenciar as revoltas contra o colonialismo desencadeadas pelos benguelenses a mais de 200 anos.

“ Benguela serviu muito de campo de concentração dos portugueses hostis ao regime. Eles eram deportados para Benguela.”

“ Vinham para aqui no degredo e muitos morriam de malária. Os poucos sobreviventes, foram constituindo famílias revoltadas contra o regime.”

Joaquim Grilo referiu ainda que Benguela foi uma região onde o então governo português encontrou sérias dificuldades em governar.

“ Os benguelenses não aceitavam a governação de indivíduos indicados a partir de Lisboa. Se viessem de Lisboa tinha de ser com anuência da população local. Benguela sempre foi contestatária.”

Por sua vez, economista Alves da Rocha, disse em Benguela que, o futuro do desenvolvimento da economia angolana assenta na economia não petrolífera, onde a província de Benguela joga um papel estratégico, devido à sua posição geográfica, potencialidades agrícolas e à existência de infra-estruturas como os Caminhos-de-Ferro de Benguela e o Porto do Lobito. Segundo o especialista, existe a tendência das pessoas abandonarem o interior de Angola e imigrarem para Luanda visto que toda a contabilidade do petróleo está concentrada na capital angolana e não nas províncias produtoras do petróleo como Cabinda e Soyo.

A concentração da contabilidade petrolífera, acrescenta Alves da Rocha, tem potenciado a existência de uma Angola desfavorecida marcada por elevadas taxas de desemprego e crónicos problemas sociais no interior de Angola.

XS
SM
MD
LG