Links de Acesso

Eleitorado afro-americano continua a apoiar Obama


Entusiasmo diminuiu mas presidente poderá contar com esse apoio nas proximas eleições, diz especialista

Afro-americanos continuam a apoiar Obama

Apesar de um abrandamento no entusiasmo pelo Presidente Barack Obama, o eleitorado afro-americano deverá continuar a apoia-lo por esmagadora maioria nas eleições de Novembro.

Esta é a avaliação do Professor Lorenzo Marris, da Universidade de Howard aqui em Washington que discutiu com jornalistas estrangeiros aqui baseados o impacto do voto afro-americano nas próximas eleições.

Com as presidenciais a cerca de seis meses de distância começam a fazer-se análises aos diversos sectores do eleitorado americano sendo um desses segmentos de grande importância é o eleitorado afro-americano.

Aliás o presidente Obama está bem ciente disso como demonstrado pelo facto de que quando na semana passada o Presidente Barack Obama declarou o seu apoio ao casamento entre homossexuais não demorou muito a tentar explicar a sua posição perante figuras influentes entre o eleitorado afro-americano.

Duas horas depois de ter anunciado a sua posição Obama telefonou a oito proeminentes pastores de igrejas predominante negras para explicar a sua posição e tentar garantir o seu apoio nas próximas eleições.

Não é difícil de ver porque fez isso. Nas últimas eleições 95 por cento do eleitorado negro americano votou a favor de Obama e o peso disso em eleições renhidas não é de subestimar já que os afro-americanos são 13% do eleitorado.

O Dr. Lorenzo Morris que é professor de ciências políticas notou o impacto que teve o voto dos afro-americanos e da minoria latina nas últimas eleições.

Se não fosse o padrão da votação por raça Barack Obama não seria hoje presidente, disse Morris para quem “teria sido John McCain ou Sarah Palin que estariam a lutar pela reeleição já que entre o eleitorado branco McCain bateu Obama por 53 por cento contra 47”.

“Uma alta percentagem de participação dos negros em 2008 de 65%, a mais alta de sempre de qualquer grupo minoritário, ajudou a garantir a vitória juntamente com os aumentos extraordinários da participação de latinos,” disse

A salientar aqui que o Dr. Morris faz notar que à excepção do presidente Lyndon Johnson nenhum presidente democrata teve a maioria de votos do eleitorado branco pelo que na sua opinião e citamos “sem votos da minoria nenhuma democrata entra na Casa Branca”.

Alguns políticos republicanos afirmam que a decisão do presidente Obama de apoiar o casamento entre homossexuais irá afectar a votação da população negra que segundo sondagens se opõem por grande maioria a esse princípio.

O Dr. Morris concorda que deverá haver uma diminuição na participação do eleitora afro-americano mas não espera que essa queda seja significativa.

Morris faz notar ainda um factor muito esquecido pelo público em geral, nomeadamente o facto das eleições presidenciais americanas não serem decididas pela votação á escala nacional mas sim por estado com cada estado a eleger proporcionalmente à sua população delegados a um colégio eleitoral. E é em alguns estados importantes que o eleitorado minoritário continuará a ter importância.

“Em alguns destes estados indecisos, como a Florida que decidiu as eleições de 2000 ou Ohio em 2004, há um aumento das minorias e a sua distribuição nesse estados e isso é um potencial que parece estar a ser subestimado na campanha de Obama,” disse o professor

Mas a pergunta a fazer claro está é se nas próximas eleições o presumível candidato republicano poderá ter apoio da comunidade afro-americana. O Dr. Morris referiu-se a uma frase do do ex-candidato New Gingrich para responder á questão:

“Vocês lembram-se quando Gingrich falou sobre a construção de uma colónia na lua? Isso vai acontecer antes de Romney conseguir o voto negro ou um aumento significativo desse voto,” respondeu

O Dr Lonrezo Morris avisou no entanto que a mobilização o eleitorado negro por parte de Obama tem que continuar.

Daí os telefonemas de Obama aos pastores religiosos negros a pedir o seu continuado apoio apesar das divergências quanto ao casamento de homossexuais.


XS
SM
MD
LG