Links de Acesso

Guiné-Bissau: PAIGC aceita o diálogo com o presidente interino


Membros do PAIGC - Partido Africano para Independencia da Guiné e Cabo-Verde - Arquivo
Membros do PAIGC - Partido Africano para Independencia da Guiné e Cabo-Verde - Arquivo

Uma delegação do partido maioritário foi recebida por Serifo Nhamadjo e foi solicitada a apresentar a figura para o primeiro-ministro

Guiné-Bissau: PAIGC aceita o diálogo com o novo poder

Uma comitiva do PAIGC liderada pelo seu Secretário Nacinal permanente, Augusto Olivais reuniu-se com presidente interino Serifo Nhamadjo para debater vias de saída da crise.

A saída do encontro, Augusto Olivais disse que foi solicitado a paresentado um candidato a primeiro-ministro.

O pedido foi bem acolhido pelo responsável do PAIGC que entretanto prometeu remeter ao presidente interino o nome do seu candidato ao chefe de governo de transição, o mais tardar até amanhã.

Além desta viragem com o PAIGC a aceitarn o dialogo com as novas autoridades, os partidos políticos da oposição continuam em negociações com vista a assinatura de um Pacto de Transição.

Trata-se de um projecto de lei que deverá dar ao presidente interino poderes para a nomeação do primeiro-ministro interino e o consequente governo.

Existem informações de que os militares estão a fazer pressão para que se acelere o processo político com vista a formação do governo. O comando militar receia que o arrastar da crise possa agudizar a crise social e despoletar uma onda de revolta popular.

XS
SM
MD
LG