Links de Acesso

"Classe média" africana já tem 300 milhões de pessoas


"Classe média" africana já tem 300 milhões de pessoas
"Classe média" africana já tem 300 milhões de pessoas

Tunísia, Gabão e Botswana têm as maiores classes médias enquanto a Libéria, Moçambique e Ruanda têm as menores.

O Banco de Desenvolvimento Africano anunciou que a classe média no continente está a aumentar e que abrange agora cerca de 300 milhões de pessoas.

O estudo agora divulgado pelo Banco de Desenvolvimento Africano conclui que cerca de um terço dos 900 milhões de africanos podem ser incluídos na classificação de classe média.

O Banco inclui contudo nesse grupo cerca de 191 milhões de pessoas consideradas como um grupo flutuante e que têm rendimentos entre 2 a 4 dólares diários.

De acordo com o vice-presidente daquela instituição financeira, Mthuli Ncube, esse grupo é instável e vulnerável a um regresso à pobreza: “ existe contudo um grupo, definido como a classe média baixa, que dispõe de 2 a 4 dólares por dia. Esse grupo é vulnerável a convulsões.”

A classe média africana propriamente dita é composta de 123 milhões de pessoas que gastam entre 4 a 20 dólares por dia e que são economicamente estáveis.

Segundo Ncube esse grupo é o motor do crescimento económico futuro no continente africano: “ a classe média é não só uma fonte de dinamismo económico como também uma fonte de empreendimentos e é portanto uma fonte de crescimento económico sustentável.”

Aquele responsável do Banco de Desenvolvimento Africano deu como exemplo o caso do Gana , país onde desde 2006 o número de proprietários de automóveis e motocicletas aumentou 81%.

Ncube referiu ainda que a classe média fez aumentar o rendimento per capita africano e que as pessoas daquele escalão económico constituem a maioria dos proprietários de automóveis e de habitações em África.

Para além disso são consumidores das novas tecnologias da comunicação tais como a Internet e os telemóveis e muitos deles mandam os seus filhos estudarem no estrangeiro especialmente na África do Sul, Estados Unidos e Europa.

Neste momento a Tunísia, o Gabão e o Botswana têm as maiores classes médias enquanto a Libéria, Moçambique e Ruanda têm as menores.

XS
SM
MD
LG