Links de Acesso

Armando Chicoca poderá ser libertado


A solidariedade com o jornalista nas ruas de Luanda durante a manifestação do fim de semana
A solidariedade com o jornalista nas ruas de Luanda durante a manifestação do fim de semana

Jornalista da Voz da América terá que pagar fiança para poder aguardar em liberdade o recurso aceite pelo Supremo Tribunal

O jornalista angolano Armando Chicoca poderá ser libertado ainda esta semana. O Supremo Tribunal aceitou um recurso à sentença do jornalista que está preso desde o passado dia 3 de Março.

A decisão segue-se a semanas de luta intensa nos tribunais com os advogados do jornalista a recorrerem da sentença e a introduzirem também um pedido de Habeas Corpus.

Chicoca poderá ser libertado ao abrigo do recurso que foi agora aceite mas segundo soube a Voz da América terá que ser pagar uma fiança que pode ascender até quatro mil dólares para poder aguardar o recurso em liberdade.

O montante dessa fiança vai ser decidido pelo juiz do tribunal onde Chicoca foi julgado.
O jornalista foi condenado a um ano de prisão por difamação de um juiz num artigo em que se incluía alegações de assédio sexual. Esse juiz recusou-se a comentar as alegações apesar de Armando Chicoca lhe ter pedido comentário por várias vezes.

Inicialmente o juiz que presidiu ao julgamento de Chicoca recusou-se a aceitar o recurso alegando que este tinha sido entregue fora de prazo. O recurso foi entregue no dia seguinte à terça-feira de Carnaval, quando terminava o prazo, mas que era feriado nacional em Angola.

O juiz não havia comparecido ao trabalho na segunda-feira, e na sexta anterior não esteve disponível para receber o requerimento ao advogado de defesa do jornalista.

Na altura o advogado de Armando Chicoca acusou o juiz de “má fé” tendo recorrido ao Supremo Tribunal.

A filha de Armando Chicoca, Sandra Chicoca disse que este recebeu a notícia da decisão do tribunal no final da semana passada .Sandra Chicoca disse que tinha falado a última vez com o pai na sexta-feira de manhã, acrescentando que este poderá ser libertado “quarta ou quinta-feira”.

“Ele estava muito contente,” disse Sandra Chicoca.




XS
SM
MD
LG