Links de Acesso

Metade das crianças moçambicanas sofre de desnutrição


Uma em cada duas crianças menores de cinco anos sofre de desnutrição crónica, em Moçambique. A situação é alarmante em todas as províncias, mas pior em Nampula e Cabo Delgado

Uma em cada duas crianças menores de cinco anos sofre de desnutrição crónica, em Moçambique. A situação é considerada alarmante em todas as províncias, mas, segundo as autoridades sanitárias moçambicanas, há duas, designadamente Nampula e Cabo Delgado, localizadas no norte do país, onde as taxas são mais elevadas, isto é, acima dos 50 por cento.

É verdade que entre 2003 e 2008, a prevalência da desnutrição crónica, em crianças menores de cinco anos, diminuiu de 48 para 44 por cento, mas ainda representa um problema grave de saúde pública, em Moçambique, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Actualmente, são mais de um milhão e setecentas mil as crianças que sofrem de desnutrição crónica, no país.

O Governo diz que precisa de 250 milhões de dólares americanos para pôr em marcha o seu Plano de Acção que vai permitir reduzir a desnutrição crónica até 30 por cento, em 2015.

Alguns doadores já fizeram promessas de desembolso de fundos. Um desses doadores é a Dinamarca que só este ano deverá alocar a Moçambique um total de 35 milhões de dólares, para programas que visam melhorar a situação nutricional no país.

XS
SM
MD
LG