Links de Acesso

UNITA acusa governo de não ter planos para desastres naturais


UNITA acusa governo de não ter planos para desastres naturais
UNITA acusa governo de não ter planos para desastres naturais

As inundações que Benguela tem registado, nos últimos anos, são reflexos das alterações climáticas que o mundo enfrenta

Vitorino Nhany, secretário provincial da UNITA em Benguela, diz que o governo local não tem um projecto concreto para se evitar as constantes catástrofes provocadas chuvas na província.

Em conferência de imprensa, o politico disse que, o governo para responder aos desastres, limita-se implementar programas de emergência para assistir as vítimas das enxurradas.

Recordou que, as inundações que Benguela tem registado, nos últimos anos, são reflexos das alterações climáticas que o mundo enfrenta, o que obriga das autoridades locais a criação de mecanismos para a adaptação e mitigação dos choques climáticos.

As cheias, estão provocar danos graves no bem-estar da população local que já está a debater-se com uma pobreza profundamente enraizada.

“ Nesse preciso momento quem está a sofrer com a situação da enxurrada é o coitadinho pobre, porque o governante está no prédio.”

“ Agora se as atenções não estiverem viradas para aquele que está a sofrer, é melhor esse governo desistir. É necessário que venham aquelas são patriotas que possam dericionar as suas atenções para o homem em primeiro lugar.”

Para contrapor a fraca resposta do governo de Benguela em relações aos desastres causados pelas chuvas, a oposição apresentou, recentemente, uma proposta ao governador, Armando da Cruz Neto.

“ O governo sabe dos danos que as chuvas causam, mas quando chega o período seco todos ficam de braços cruzados. É necessário que durante esse período se implemente programas virados para os desassoreamentos dos rios, a instalação de cobertos vegetais para estruturação do próprio solo.”

O dirigente partidário referiu ainda que, a mesma celeridade que se teve para a construção do estádio de futebol, avaliado em cerca 117 milhões de dólares, “ pode ser imprimida para a construção e recuperação dos sistemas de esgotos.”

Questionado se as autoridades locais irão executar as recomendações deixadas pelo Galo Negro, Nhany replicou que, “ se isso não se fizer em prazo de um ano, o povo irá assinar o certificado de incompetência ao próprio governo.”

Entretanto, quatro crianças morreram como consequências das chuvas que caíram nos últimos 15 dias em vários municípios da província, segundo o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

XS
SM
MD
LG