Links de Acesso

Dezenas de militantes abandonam UNITA


Bem vindos a CASA. Abel Chivukuvuku anuncia nova formação política
Bem vindos a CASA. Abel Chivukuvuku anuncia nova formação política

Antigo médico de Savimbi e ex-dirigente da ala feminina entre os que anunciam apoio a CASA de Chivukuvuku

Mais de uma centena de militantes decidiram pôr fim a sua ligação à UNITA juntando-se à recém formada Convergência Ampla para a Salvação Nacional de Angola, CASA, de Abel Chivukuvuku.

Carlos Morgado, antigo médico de Jonas Savimbi e Odeth Ludovina antiga responsável da ala feminina da UNITA encontram-se entre as figuras que tomaram essa posição anunciada em conferência de imprensa.

Numa declaração lida por Ludovina anunciando a sua decisão os signatários afirmam que tinham militado na UNITA "pela construção de um Estado plural" em que o movimento seria "oposição forte e actuante…”

O documento disse que tinha havido "um adiar permanente" desse desejo.

Ao juntarem-se ao CASA a intensão é a de "prosseguir os nobres ideiais da democracia, da justiça social, da dignificação e valorização de Angola"

Este documento teve a subscrição no momento de cento e trinta e nove pessoas, entre jovens, ex-deputados, ex-ministros e conhecidos intelectuais.

Uma das figuras que mais atenção chamou foi a de Carlos Morgado antigo médico de Jonas Savimbi. Mais comprometido com a docência universitária, tem andado discreto há alguns anos.

Morgado rejeitou a indeia de que o partido no MPLA será o grande beneficiáriio desta cisão da UNITA.


"O que se trata qui é a de realizar Angola e os angolanos tal como eles querem que este país possa avançar no futuro," disse.

"Esse é o nosso objectivo," acrescentou frisando a necessidade de "uma Angola diferente daquela que agora existe".

Uma outra figura subscritora é de Jose Kissanga, o antigo Secretário da UNITA em Malanje.

XS
SM
MD
LG