Links de Acesso

São Tomé e Príncipe: Malabo concede crédito de 2 milhões de dólares


Presidente Santomense Manuel Pinto da Costa durante a campanha eleitoral das eleições preidencias de 2011 (Foto de arquivo)
Presidente Santomense Manuel Pinto da Costa durante a campanha eleitoral das eleições preidencias de 2011 (Foto de arquivo)

A visita de Pinto da Costa a Guiné-Equatorial dinamizou a cooperação bilateral. Reunião de comissão mista deve ter lugar brevemente

São Tomé e Príncipe e a Guiné-Equatorial vão reatar as comissões mistas de cooperação, o anúncio foi feito no final da visita do presidente Pinto da Costa à Malabo.

Guiné Equatorial que concedeu entretanto um empréstimo de cerca de dois milhões de dólares ao governo santomense.

A data de realização da anunciada reunião de Comissão mista São Tomé e Príncipe – Guiné-Equatorial deverá ser marcada após uma reunião técnica a ter lugar em São Tomé no próximo mês.

Segundo uma fonte do ministério santomense dos negócios estrangeiros contactada esta tarde pela Voz da América, essa reunião técnica deverá ter lugar na segunda quinzena do mês de Abril, e deverá definir as áreas de cooperar assim como a data concreta dessa que descrita como importante reunião da comissão mista de cooperação bilateral.

Este é para já um dos resultados palpáveis da visita de 3 dias do presidente santomense Manuel Pinto da Costa a Guiné-Equatorial.

Pinto da Costa que mostrava-se satisfeito no momento do seu regresso esta tarde à São Tomé.

Importa referir que esta visita de Pinto da Costa à Guiné-Equatorial vai render desde já ao país cerca de 2 milhões de dólares de crédito. O governo de Malabo predispõe-se a financiar projectos num âmbito bilateral que envolvam as iniciativas empresariais privadas através deste fundo que os dois governos deverão ainda definir as modalidades de sua utilização.

Esta é a segunda visita de trabalho do presidente Pinto da Costa ao estrangeiro desde que assumiu o poder em Setembro do ano passado. A sua primeira viagem oficial foi ainda no passado mês passado a vizinha Angola.

A visita do presidente santomense à Malabo permitiu o relançamento da cooperação bilateral, e os dois governos estão de acordo para reforçar a cooperação nas áreas dos transportes marítimos, intercâmbio cultural, turismo, pesca, agricultura, correios e telecomunicações e florestas.

XS
SM
MD
LG