Links de Acesso

Americanos votam na Super Terça-feira


Os candidatos Republicanos ( da esquerda para a direita): Mitt Romney; Newt Gingrich U.S. Representative Ron Paul; Rick Santorum; Ron Paul
Os candidatos Republicanos ( da esquerda para a direita): Mitt Romney; Newt Gingrich U.S. Representative Ron Paul; Rick Santorum; Ron Paul

Dez estados em jogo nestas primárias Republicanas .

Eleitores americanos em 10 estados foram ás urnas Terça-feira, em eleições primárias que poderão ajudar a definir quem será o candidato Republicano ás presidenciais de Novembro.

Em jogo nesta “Super Terça-feira” estão 419 delegados à convenção do Partido Republicano, portanto mais de um terço dos candidatos necessários para se garantir a nomeação para as presidenciais de Novembro.

Os resultados poderão indicar se Mitt Romney se afirma como o favorito para a nomeação republicana ou se o processo eleitoral ainda se vai prolongar por tempo indefinido.

Estas eleições de hoje são essencialmente uma luta entre Romney e o antigo senador Rick Santorum. As sondagens indicam claramente vitórias de Romney em Massachussets, Vermont e Viriginia e Santorum é tido como favorito para vencer no Oklahoma e no Tennessee.

O grande embate é no importante estado do Ohio onde estão em jogo 63 delegados. Embora isso seja mesno que o estado da Georgia, o Ohio joga sempre um papel importante nas presidenciais pelo que assume nestas primàrias o papel de indicador do favoritismo ou não dos candidatos em luta.

Rick Santorum continua a insistir que é ele quem poderá oferecer ao eleitorado em Novembro uma alternativa a Barack Obama

“Precisamos de um contraste claro nestas eleições,” disse ele.

“Precisamos de alguém que dê uma visão clara para onde a America pode ir, onde todos na America terão uma oportunidade na economia,” acrescentou

Mas se Santorum é agora visto como o principal oponente de Mitt Romney, um outro candidato, Newt Gingrich, indicou já que não é sua intensão abandonar a corrida.

Gingrich deverá vencer o seu estado natal da Georgia e disse a uma estação de televisão que essa vitória vai levantar novas dúvidas sobre a capacidade de Romney vencer a nomeação do partido.

Gingrich admitiu que Romney é “ o candidato que comanda” mas acrescentou:

“Penso que não é alguém muito convicente e estamos muito longe do fim desta corrida.”

Analistas consideradam que a votação nesses 10 estados não deverá ser decisiva para Romney. Mas para Gingrich e Santorum a situação é diferente. Uma derrota de Ginrich na Georgia deverá ser o fim da sua corrida e se Santorum perder no Ohio a sua candidatura estará tambem em causa.

Um candidato republicano precisa de 1.144 delegados para garantir a nomeação na convenção do partido em Agosto na Florida.

Mitt Romney tem 207 delegados, Santorum 86, Gingrich 46 e o quarto Ron Paul 39

XS
SM
MD
LG