Links de Acesso

UNITA critica más condições das escolas em Malanje


Vice governadora de Malange Alice van Dunem
Vice governadora de Malange Alice van Dunem

Inexistência de material didáctico para todas as crianças

O ministro da Educação, Ensino e Cultura do Governo Sombra da UNITA, Manuel Correia, defendeu em Malanje que a dignidade da pessoa humana continua ofuscada no país pelo comportamento do Estado.

O político que efectuou um levantamento sobre o estado do sector na província de Malanje, apontou a falta de seriedade na aplicação do dinheiro resultante da exploração dos recursos naturais.

“Nós temos recursos naturais, temos recursos humanos; os usos dos recursos naturais não são próprios, não são aplicados como devem ser para o engrandecimento, exactamente a dignidade da pessoa humana. Os alunos continuam a estudar em condições muito precárias, em condições que muitas vezes levam os estudantes (alunos) a pensarem que ainda não têm nenhuma dignidade”

Manuel Correia referindo-se das mudanças do ponto de vista humano, intelectual, moral e cultural que o “Governo Sombra” pretende incrementar, disse que nas demais províncias angolanas os alunos continuam a utilizar os templos das igrejas, utilizam material de casa para o acesso a sala de aula, latas vazias de leite para servir de assentos, cadeiras plásticas, além de percorrerem vários quilómetros para encontrar a escola.

O responsável deplorando a qualidade do ensino nas comunidades longínquas de Angola em relação ao crescimento das principais cidades, questionou o paradeiro do dinheiro concebido para o Ministério da educação.

“O dinheiro para onde é que vai?”, questionou, para adiante reiterar “o dinheiro do Estado onde é que vai em relação a educação, nós temos prédios altos em Luanda a crescer, nós temos a marginal a ser reconstruída, temos outras coisas a serem reconstruídas”, voltando a se interrogar: “é prioritário, isto, ou devia ser primeiro as questões básicas que resolvam o problema da educação, da formação em termos do ensino superior, do ensino secundário e depois disso resolvermos o resto? concluiu.

A inexistência de material didáctico para todas as crianças e pobre salário dos docentes apoquentam o ministro para Educação, Ensino e Cultura do Governo Sombra da UNITA.

“O governo actual, o governo do MPLA diz que tem material para todos os alunos, é mentira! Não tem para todos os alunos”, duvidou. Tem para alguns alunos, é a minoria; diz que tem condições para alimentar as nossas crianças nas escolas. O que nós pensamos é que este governo leva comida nas escolas para dizer que está a fazer um trabalho em condições para os alunos, não é isso que os angolanos querem “.

Manuel Correia que avistou-se com a vice-governadora para o sector político e social, Alice Van-Dúnem, adiantou que a direcção da UNITA deverá pronunciar-se nos próximos tempos sobre o estado actual do ensino em Angola, depois entregar o resultado do levantamento as estruturas competentes do executivo central.

XS
SM
MD
LG